Como fazer a autoleitura da energia elétrica, reduzindo os custos pela metade? Vamos ver como os eletricistas fazem e garantimos economia também!

Você provavelmente não sabe, mas graças ao serviço de autoleitura da Enel Energia você pode pagar menos na sua conta. Na verdade, muitas vezes acontece que devido a erros na medição do consumo as contas ficam muito elevadas e somos obrigados a pagar mais do que realmente consumimos.
Para evitar tudo isso, é fundamental enviar a autoleitura para a Enel, serviço que deve ser realizado periodicamente, para garantir que o consumo correto seja calculado. Mas como fazer a autoleitura? O que é necessário para fazer isso corretamente? Aqui está tudo o que você precisa saber para reduzir pela metade os custos de suas contas , simplesmente comunicando a autoleitura da luz!
Onde encontrar dados para autoleitura
Para enviar sua leitura de energia elétrica para a Enel, você precisa de alguns dados que encontra no medidor. Aqui está o que você precisa fazer para obtê-los:
- Vá ao medidor de eletricidade da sua casa
- Ao lado da telinha no balcão há um botão redondo
- Este botão é usado para visualizar os vários dados presentes

A cada clique você pode acessar informações, que são especificamente:
- Código do cliente – obtido pressionando a tecla uma e duas vezes
- Faixa de energia em que você está (F1, F2, F3) : obtida com o terceiro toque
- Energia instantânea, mostra o consumo atual: você consegue com o quarto toque
A partir do quinto toque você encontrará os dados necessários para realizar a autoleitura. Neste ponto, continue até o sétimo toque e exiba os primeiros dados para autoleitura, que deverá marcar em uma folha.
Como registrar dados para autoleitura
Como já mencionado , ao pressionar a sétima tecla os dados podem ser lidos e marcados em uma folha de papel. O que você obtém ao pressioná-lo pela sétima vez é o consumo real da banda F1, que está indicada no medidor como banda A1.
Continue pressionando a tecla pela oitava vez e obtenha o consumo relativo à faixa F2. Pressione a tecla pela nona vez e você encontrará os dados registrados na faixa F3. Como vimos, os dados a serem comunicados na autoleitura são aqueles que você encontra ao pressionar o botão redondo pela sétima, oitava e nona vez.
Como comunicar a autoleitura à Enel
Após marcar os dados encontrados pressionando o botão mencionado acima, você deverá comunicá-los à Enel. Você pode enviar os dados por telefone ou eletronicamente. Aqui estão todos os métodos existentes para comunicar a autoleitura de eletricidade à Enel:
Por telefone : você pode ligar para o atendimento ao cliente da Enel, acessível através do número 800.900.860, ativo todos os dias úteis das 7h às 22h. Depois de fazer a ligação, você deverá fornecer o número do contrato e o número do fornecimento para que desejo comunicar a leitura.

Através do aplicativo Enel Energia , este método é sem dúvida a forma mais rápida de enviar dados de autoleitura de energia elétrica. Disponível na Google Play Store ou na App Store, o aplicativo móvel permite comunicar imediatamente a autoleitura.
Pelo site da Enel Energia : Quem não quiser usar o telefone ou o aplicativo pode enviar a autoleitura pelo site da Enel Energia. Neste caso, é importante saber que o titular do fornecimento deve se cadastrar e criar uma conta pessoal. Somente após o cadastro será possível ir à seção dedicada para inserir os dados retirados do medidor residencial.
Como vimos, comunicar a autoleitura da eletricidade é muito simples e fácil , basta seguir todas as instruções fornecidas e não há risco de cometer erros.
Não perca tempo, portanto, e pegue os valores do seu medidor para comunicá-los à Enel, obtendo assim o cálculo correto do consumo e reduzindo pela metade o valor da fatura. Esta é uma ótima solução para evitar custos excessivos, dados os recentes aumentos de energia!