Comprar manjericão não é mais necessário se você souber cultivá-lo diretamente em casa, economizando tempo e dinheiro. É assim que.

O manjericão atingiu agora o custo de 21 euros por kg . Embora seja uma planta aromática com inúmeras utilizações e benefícios , para muitos tornou-se demasiado cara . Mesmo assim, ter um manjericão é útil não só para o uso na cozinha , mas também porque colocado perto de plantas de abobrinha, tomate ou pepino, ajuda-os a combater parasitas . Porém, comprar manjericão não será mais necessário quando você descobrir o método para multiplicar o que já possui . Vamos ver como fazer isso.
Reproduzir manjericão por meio de estacas
É possível ter um suprimento infinito de manjericão , graças à reprodução por estacas, também chamada de truque do galho . Do que se trata? As plantas podem ser reproduzidas através de sementes ou estacas . No caso das sementes , estamos falando de reprodução sexuada : as sementes produzidas pela planta são semeadas para germinar novas plantas .
Já a reprodução por estacas consiste em pegar uma parte da planta , seja um galho ou uma lasca , e prepará-la para criar raízes e formar uma nova planta , que será um clone da anterior. . A reprodução do manjericão por meio de estacas é útil porque é um método mais rápido e fácil .
Necessário e procedimento
Para obter mudas de manjericão para formar novas plantas , precisamos de: faca ou tesoura, sacos , terra , pó de raiz hormonal e rótulos . Neste ponto, precisamos cortar alguns caules de manjericão que fiquem o mais próximo possível do caule principal da planta. Os caules devem ter pelo menos 10 cm de comprimento.

A seguir, retiramos as folhas inferiores e possíveis rebentos laterais , que de outra forma não permitiriam o crescimento de novas raízes. A seguir, fazemos um pequeno corte diagonal na parte inferior do caule , novamente para facilitar o desenvolvimento da raiz .
Reprodução de estacas
Existem vários métodos para reproduzir estacas , mas quando se trata de manjericão , o em água é o mais simples. Depois de preparar nossos caules , colocamos em copos com água . Colocamos os copos em um local quente e bem iluminado , mas sem contato direto com a luz . Deixamos as hastes nos copos por cerca de duas semanas .
Já depois de uma semana será possível ver os primeiros brotos de raízes . Aproximadamente a cada dois dias , é importante trocar a água dos copos para evitar que as mudas formem bactérias . Ao adicionar um agente de enraizamento , mesmo comercial, à água, as raízes se formarão mais rapidamente .
Movendo mudas para vasos
Depois que as raízes estiverem completamente formadas, podemos retirar as mudas dos vasos e colocá-las no solo ou em um vaso contendo perlita ou areia . O vaso deve ser mantido no escuro por 3 dias para permitir que a planta conserve energia e não desperdice na fotossíntese . Além disso, isso permitirá que a nova planta de manjericão crie raízes e se acostume com seu novo “lar ” .

Neste ponto, podemos mover a planta para uma área iluminada , regando-a aproximadamente a cada 2-3 dias . A nova muda precisará de bastante água , mas deve-se evitar a estagnação .
Seguindo essas dicas , em pouco tempo você conseguirá reproduzir sua muda de manjericão de forma independente , economizando consideravelmente.