

Em casa, dentro e fora de casa, a begônia é uma planta com flores clássica e muito decorativa. Mas também sabe inovar com híbridos como a begônia perene .
A semperflorens, ou begônia anual, é a mais conhecida de sua categoria: floresce profusamente de janeiro a dezembro (sim, o ano todo!) e fica muito bem em canteiros de jardim.
No interior é interessante pelas suas propriedades despoluentes. A begônia aprecia luz forte, mas sem sol direto, principalmente entre março e outubro, caso contrário suas folhas queimarão. É preferível regar moderadamente para evitar qualquer humidade estagnada: recomenda-se uma média de duas regas por semana.
Cuidado também com crianças e animais de estimação: as begônias são plantas tóxicas, principalmente suas raízes. Manuseie-os também com luvas.
Leia também:
Begônia, uma grande família
Nativa da América do Sul e das Índias Ocidentais, a begônia existe em dezenas de espécies e híbridos, com flores de todas as cores e folhagens verdes, roxas ou variadas.
Algumas são begônias em flor, podem florescer o ano todo; outras são begônias com folhagem decorativa, florescem na primavera e no verão.
Experimente, por exemplo, begônias perenes como Maculata , begônia de Madame Evans (resistente até -18°C em vez de -5°C para a anual) ou mesmo begônia grandiflora, com grandes flores duplas medindo 6 cm.
Espetacular !
Você sabia sobre a begônia?
A begônia é o símbolo nacional da Coreia do Norte, onde personifica a paz, a justiça e o amor. Na Índia e no Himalaia, esta flor é considerada ligada aos chakras do plexo solar e do plexo raiz, dois pilares de energia vital capazes de trazer calma e serenidade à existência.
Para ler: O pequeno enciclo Rustica de plantas de casa. O livrinho da linguagem das flores, de Nathalie Chahine, publicado pela Chêne.