Brotos de Sansevieria, só assim você conseguirá novos

Nativa das áreas áridas da África Ocidental, a sansevieria é hoje uma das plantas protagonistas das nossas casas . Não é difícil ver uma na casa de alguém, até porque é uma planta muito resistente, fácil de cultivar e obviamente muito elegante. Ela prospera em ambientes fechados mesmo em condições abaixo das ideais , com pouca iluminação, pouca rega e um ambiente fresco.

As suas folhas são muito elegantes , variegadas e apresentam tonalidades verdadeiramente fascinantes, com as cores que vão do amarelo ao verde brilhante, do branco ao verde escuro. O único cuidado a ter no cultivo de uma sansevieria está relacionado ao seu crescimento . Essa planta, aliás, quando não está em condições ideais, tende a desacelerar seu crescimento. É necessário, portanto , estimulá-lo com cuidados precisos , tentando ajudá-lo a produzir novos brotos . Como fazer?

O método para estimular a planta sansevieria a produzir novos brotos
tratamentos específicos de sansevieria
Mudas jovens de Sansevieria (Canva) – Orizzontenergia.it
É claro que a luz é fundamental na produção de novos rebentos . Se a planta apresentar crescimento lento, o problema pode estar ligado à má iluminação do ambiente. A exposição é importante, então só falta colocar o vaso com a planta em um local claro. A luz solar deve ser boa mas não direta , caso contrário corre-se o risco de queimar as folhas.

A posição ideal é junto a uma janela , com a luz filtrada pelos vidros ou cortinas. A temperatura ideal para o bem-estar da sansevieria é em torno de 20 graus , embora resista a temperaturas mais baixas. A exposição a correntes de ar e a proximidade de fontes de calor devem ser evitadas. Mesmo que venha de áreas áridas, deve-se prestar muita atenção à irrigação.

Características cuidados sansevieria
Sansevieria no peitoril da janela (Canva) – Orizzontenergia.it
A Sansevieria, também comumente chamada de Língua da Sogra, resiste à seca , mas a rega deve ser regular, nunca excessiva. A rega adequada permite o crescimento saudável de novos rebentos. A água só deve ser dada quando o solo estiver completamente seco . Quando molhar é sempre melhor evitar molhar as folhas e administrar água diretamente no solo , ao redor das raízes.

O solo ideal para esta espécie é bem drenado, preparado com uma mistura de solo para suculentas misturado com areia ou perlita. É replantado a cada três anos em vasos maiores, renovando o solo. Seguindo estes simples cuidados, a sansevieria gozará de excelente saúde e terá um crescimento saudável , com produção de novos brotos. Uma última curiosidade, a sansevieria é venenosa para animais de estimação ? Falamos sobre isso aqui .