
A ponta de um cacho de bananas é extremamente importante, por isso nunca deve ser jogada fora. Por que razão? Vamos descobrir.

- Por que é chamado de cacho de bananas e quantas bananas ele contém
- Por que recuperar as cascas e caules das bananas
- As cascas são excelentes para a cavidade oral mas também como fertilizante para o solo
Quando consumimos banana jogamos fora as cascas, mas esse é um erro que não se deve cometer, pois as cascas também são muito ricas em propriedades e podem ser recuperadas. Como acontece com qualquer fruta, a casca também possui interessantes propriedades nutricionais e saudáveis. Na verdade, muitas vezes é a própria casca que contém mais ingredientes do que a polpa.
Por que é chamado de cacho de bananas e quantas bananas ele contém

A casca de uma fruta pode ser usada na culinária, inclusive na banana, mesmo que nunca a utilizemos. Uma pena, porque as cascas de banana têm muitas propriedades saudáveis e são comestíveis. Ricas em fibras, contendo potássio, inulina, vitaminas B, polifenóis e carotenoides, as cascas podem ser consumidas tanto cozidas quanto cruas .
Nem todo mundo conhece a composição de um cacho de bananas , que pode incluir de no mínimo três a no máximo 20 mãos. As mãos são os grupos de bananas: essencialmente, ao contrário do que se pensa, no supermercado não costumamos comprar um cacho inteiro, que pode até ter até 200 frutas , mas sim uma única mão, que pode conter 10 frutas.
O formato particular da cabeça frutífera da banana faz com que na prática comum seja chamada de capacete, justamente porque dá a ideia de uma cascata de frutos da mesma árvore. Na maioria das vezes, as bananas são colhidas verdes, mas existe uma maneira de fazê-las amadurecer rapidamente .
Por que recuperar as cascas e caules das bananas

O importante, na hora de recuperar as cascas para consumo, é lavá- las bem , após o que poderão ser consumidas com segurança. Com as cascas de banana podemos preparar infusões (basta fervê-las), smoothies ou assar junto com sobremesas.
Mas não só na cozinha, as cascas também apresentam excelentes propriedades na área cosmética. Os nutrientes das cascas, de fato, desempenham uma função protetora e regeneradora da nossa pele.
Esfregar a parte interna da cama do cachorro na pele ajuda a deixá-la brilhante, tonificada, hidratada e também protege contra rugas e acne. Massageado nos olhos, ajuda a reduzir o inchaço, suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas aliviam inflamações, inchaços e queimaduras solares. Os antioxidantes presentes na casca deixam os cabelos mais fortes e saudáveis, por isso recomenda-se a aplicação antes da lavagem.
As cascas são excelentes para a cavidade oral mas também como fertilizante para o solo

Até a casca, esfregada nos dentes, ajuda a clareá-los e a combater doenças periodontais, eliminando bactérias bucais . Mas não só as cascas são excelentes remédios para diversas doenças. A ponta do cacho de bananeira vale seu peso em ouro, o caule é na verdade uma parte importante do fruto, e podemos usá-lo para fertilizar as plantas .
Cortamos esta parte e deixamos secar ao sol , talvez junto com a casca. Depois de seco, espalhamos o caule no solo, garantindo assim um bom fertilizante para as nossas plantas. As plantas se beneficiarão e terão flores exuberantes graças ao estímulo das vitaminas B e C, magnésio e potássio. Esta solução pode ser repetida algumas vezes por mês.