Caixa de pizza, você sabe para onde vai? Quem cometer um erro será multado em 200 euros.

Sem dúvida, receber multa por descarte incorreto de lixo é motivo de nervosismo. Quem pensa que sabe jogar o lixo fora e sempre teve a convicção de que fez isso da maneira correta. Na verdade, assim que chega a multa, verifica-se que não é assim, porque muitos de nós cometemos erros por não estarmos corretamente informados ou atualizados.

Cada município da Itália possui regras precisas que regem o descarte de lixo. Assim, todos os municípios possuem um calendário através do qual estabelecem o que jogar fora e em quais dias para não ter problemas e não correr o risco de multas de qualquer natureza. O calendário deve ser respeitado assim como as demais regras. 

Todos os cidadãos são chamados a respeitar os regulamentos municipais, caso contrário correm o risco de receber uma multa bastante elevada. Então, se antes jogar fora o lixo significava abrir o contêiner e jogar qualquer coisa fora sem fazer perguntas, agora não é mais o caso e é preciso estar  bem informado para não ter nenhum tipo de transtorno ou incômodo.

Caixa de pizza: onde jogar corretamente?

Muitos agora se perguntam,  com o lixo em mãos, onde jogá-lo:  orgânico, plástico, papelão ou indiferenciado? Depois, claro, há também aqueles que aprenderam. Mas atenção, ainda existem algumas dúvidas. Por exemplo, no sábado à noite todos os italianos compram pizza, então obviamente têm que jogar fora a caixa e não saber onde colocá-la. Estas são as desvantagens do serviço de entrega.

Assim, encontrando-se em dificuldades,  ele raciocina rapidamente e conecta a caixa de pizza ao papelão. Certamente a caixa é de papelão, mas devemos parar um pouco e refletir, porque nem sempre é assim. A caixa só poderá caber no papelão se estiver perfeitamente limpa e se a pizza não tiver perdido líquidos durante o transporte. Caso contrário, terá que ser entregue a resíduos indiferenciados ou húmidos, caso contrário corre o risco de ser multado.

Atentos às regras, elas mudam de município para município

Depois, há também algumas pizzarias que utilizam papelão biodegradável  para transportar a pizza, ou aquelas com interior de alumínio que serve para manter a pizza aquecida durante o transporte. Obviamente neste caso é necessário avaliar e consultar a regulamentação do seu município porque a regulamentação também pode mudar.

Não se informar ou não aceitar as regras genéricas do serviço significa aceitar o risco de receber multas que variam entre os 25€ e os 155€, sobretudo se cometer um erro bastante comum nas comunidades de bairro, como deixar o lixo lá fora, fora do horário. . Caso alguém  não seja informado corretamente,  o lixo só poderá ser retirado a partir do dia 20 e nunca antes.

Que sanções se aplicam?

Depois há também quem pense que pode deitar  resíduos volumosos à frente de casa ou deixá-los espalhados,  em locais diferentes dos indicados pela autarquia, contaminando obviamente o ambiente. Neste caso, corre o risco de receber multas que vão dos 600 euros em diante. Se, por outro lado, o lixo não for eliminado corretamente, por exemplo se a caixa da pizza for atirada para o lixo orgânico em vez de para dentro da caixa e vice-versa, corre-se o risco de pagar uma multa de 200 euros.

caixas de pizza

Hoje tudo ficou difícil, mas infelizmente  não há solução para o ‘problema’, é  preciso se adaptar e se adaptar e se não quiser correr riscos, informe-se adequadamente.