Carvalho: a árvore centenária que desafia o tempo

Posição
Por razões óbvias, o carvalho só pode ser cultivado em solo pleno, pois as suas dimensões – tanto do tronco como das raízes – não permitem um fácil cultivo em vasos. O ideal é escolher uma posição semi-sombreada.

Chão
O carvalho requer solo rico, profundo e bem drenado. Você pode enriquecê-lo com matéria orgânica usando composto e micorrizas adequados para árvores como carvalhos.

Rega
Durante o inverno o carvalho deve ser regado uma vez a cada 2 semanas , enquanto no verão será necessário regá-lo todos os dias, pois a árvore não tolera bem períodos de seca ou meses muito quentes.

Poda
A poda do carvalho é geralmente realizada por pessoal especializado, pois – dado o tamanho da árvore – são necessárias ferramentas para chegar ao topo da árvore. Em geral, porém, a poda consiste na retirada de galhos mortos e quebrados e no desbaste de galhos superlotados, operação necessária para permitir uma melhor circulação do ar, permitindo assim uma melhor recepção da luz, elemento essencial à vida da planta .

Fertilização
A fertilização do carvalho é muito importante nos primeiros anos de vida da árvore. É aconselhável utilizar um fertilizante granulado ad hoc , portanto específico para carvalhos.

Multiplicação
Os carvalhos só podem ser reproduzidos através do seu fruto, a bolota . Você precisa que as bolotas sejam retiradas dos galhos mais fortes da árvore, pois serão as bolotas “mais aptas”. Uma vez escolhida a bolota, é criado o solo adequado. É necessário pegar um recipiente com tampa furada e inserir um pouco de terra e bolotas. Você fecha a tampa e leva para um local fresco e com temperatura de 2 graus, como a geladeira. Após cerca de 120 dias aparecerá uma semente e posteriormente nascerá a muda.

Doenças e parasitas
Estas árvores sofrem sobretudo com a presença de um parasita, nomeadamente a mariposa processionária . Este é um inseto muito perigoso não só para as árvores, mas também para os animais. Na verdade, não são raros os casos de cães que morrem por causa desse parasita.

Benefícios do carvalho
O carvalho também é usado para fins benéficos. A casca é muito útil neste campo, pois possui diversas propriedades benéficas devido aos taninos e catequinas presentes na composição da madeira. É graças a eles que a casca consegue exercer uma ação antiinflamatória e adstringente, muito útil em diversas ocasiões. Para aproveitar essas propriedades, basta preparar um chá de ervas com casca de carvalho. É sempre melhor, porém, consultar o seu médico de família, pois os efeitos colaterais são leves.

Conclusões
O carvalho, portanto, é uma árvore muito famosa e difundida na Itália, por isso será fácil reproduzi-la no seu jardim. No entanto, é bom ter em mente o seu tamanho antes de decidir cultivá-lo.