Cascas de ovo: benefícios para as plantas e utilizações no jardim

casca de ovo no uso do jardim

As cascas dos ovos são 95% minerais, como cálcio, carbonato, magnésio, matéria orgânica e água. Eles fornecem um valioso enriquecimento de cálcio às plantas,ao mesmo tempo que oferece uma variedade de usos práticos, desde fertilizante natural até a prevenção de pragas, certas doenças, além de se tornar uma fonte de cálcio para galinhas.

Uma composição ideal para plantas

composição de cascas de ovo e reciclagem no jardim

A casca do ovo pesa aproximadamente 6 gramas. É composto por 95% de minerais:

  • 37,5% de cálcio
  • 58% de carbonato e magnésio
  • 2,4% de matéria orgânica (proteínas)
  • 1,6% de água

Com fornecimento regular e paciência , as cascas dos ovos reduzem a acidez do solo. E os seus minerais são muito interessantes para plantas que apreciam solos calcários ou que necessitam de uma fonte significativa de cálcio.

Como usar cascas de ovo?

As cascas dos ovos podem ser utilizadas em pó ou líquida, após lavá-las bem e deixá-las secar alguns dias ao ar livre.

Em pó:

Colocando-os em um saco para freezer e esmagando-os grosseiramente com um rolo. Você pode então misturá-los com um processador de alimentos para que se quebrem mais rapidamente.

Na forma líquida:

Infundindo cerca de quinze cascas de ovo em 3 litros de água fervida. Deixar repousar durante a noite e filtrar o líquido obtido. Dois copos são suficientes para fornecer cálcio líquido às plantas.

Usos de cascas de ovo no jardim

Em jardins compartilhados ou de geração em geração, são passadas dicas comprovadas para o uso de cascas de ovos.

1. Como fertilizante natural:

Cascas de ovo podem ser usadas como fertilizante natural para muitas plantas, exceto aquelas que precisam de solo ácido para crescer.

💡Coloque cascas de ovo trituradas ou chá de casca de ovo na base das plantas. Coloque pedaços de casca de ovo no fundo do buraco antes de plantar as mudas de hortaliças.

2. Uma barreira contra pragas:

As cascas dos ovos afastam pragas como lesmas ou caracóis que não gostam de viajar neste tipo de material. Basta colocá-lo ao redor das plantas que deseja proteger.

3. Prevenção contra o enrolamento das folhas de pêssego:

Para preservar os pessegueiros, coloque as cascas em redes ( redes para batatas, por exemplo) e pendure-as nos galhos das árvores frutíferas.

Para mais:

4. Para equilibrar e enriquecer o composto:

  • A composição de certos resíduos acidifica o composto. O cálcio nas cascas dos ovos equilibra seu pH.
  • E os diferentes minerais que contém (magnésio, fósforo) enriquecem-no, principalmente se misturado com borra de café.

5. Recipiente para germinação de sementes:

Cascas de ovo podem ser recicladas usando-as como vaso para cultivar sementes. Seus minerais aceleram o crescimento destes últimos.

💡 Considere fazer um furo de drenagem na casca com um prego ou agulha. Quando a planta estiver pronta para ser replantada, basta quebrar a casca.

6. Fonte de cálcio para galinhas:

As galinhas têm uma alta necessidade de cálcio. Cascas de ovo podem ajudar a enriquecer sua dieta. Porém, devem ser lavados, secos e triturados antes de serem entregues para que não encontrem a presença da gema de ovo que tanto adoram. Na verdade, pode encorajá-los a comer os seus próprios ovos.

A dieta das galinhas e a forma como são criadas são essenciais para ter ovos e cascas de qualidade.

 Leia também:

Você sabia ?

Segundo estudo realizado pelo Comitê Nacional para a Promoção dos Ovos (CNPO), 97% dos franceses comem ovos. 89% comem uma vez por semana. 54% várias vezes por semana. 46% duas a quatro vezes por semana. 8% todos os dias.