Com esse remédio não desperdiço dinheiro e a madeira dos meus móveis volta como nova!

Manchas de calor na madeira são uma verdadeira dor de cabeça. Os móveis feitos com este material são, sem dúvida, valiosos: sejam obras de arte ditas “pobres”, antiguidades valiosas ou móveis modernos, aquecem o ambiente e tornam a casa mais acolhedora. Infelizmente, necessitam de atenção e cuidados contínuos, pois são móveis “vivos”, necessitam de produtos especiais para serem nutridos e temem a infiltração excessiva de calor, água e umidade.

Em particular, se colocarmos uma chávena ou panela demasiado quente sobre a mesa, corremos o risco de danificá-la consideravelmente inadvertidamente. A estética pode ser comprometida por marcas persistentes. Claro que a prevenção é essencial! Mas uma vez feito o dano, é preciso pensar em repará-lo! Não é impossível, há dicas especiais: a cera ou o óleo de madeira podem vir em nosso auxílio, mas também existem alternativas ainda mais válidas e eficazes, que não custam nada ou quase nada e não requerem a intervenção de um profissional.

Vamos ver como fazer isso.

Não gasto mais dinheiro me livrando de manchas de calor na madeira.
Quando colocamos descuidadamente uma panela fervendo em nossa mesa de madeira sem nenhuma proteção, certamente nos lembraremos dela por muito tempo: a mancha do calor ficará gravada na memória eterna, ou talvez não! Você pode remediar quase tudo com as dicas da avó, basta conhecê-las e saber usá-las na hora certa.

Para nos livrarmos de uma queimadura, temos mais de uma oportunidade!

Vamos experimentar o bicarbonato de sódio e fazer um creme adicionando um pouco de água, apenas o suficiente para obter a consistência certa. Neste ponto, espalhe sobre a mancha e deixe agir por pelo menos dez minutos antes de enxaguar.

A pasta de dente também pode ajudar, mas deixe secar completamente por alguns dias antes de removê-la. Damos-lhe tempo para fazer o seu trabalho lento.

É incrível pensar nisso, mas o ferro pode fazer maravilhas. Vamos ligá-lo, mas vamos excluir o vapor e colocá-lo na potência média. Coloque um pano limpo sobre a parte comprometida e limpe-o por alguns minutos, levantando o pano de vez em quando para verificar o estado de regressão do traço.

Por fim, pelo mesmo princípio, o secador de cabelo, se bem calibrado, resolve o problema pela raiz. Aponte-o a alguns centímetros da mancha e mova-o para cima e para baixo, como faria ao secar o cabelo.

Escolhido o método mais adequado, no final da operação hidratamos a madeira com um óleo especial, ou simplesmente com azeite, para devolver o brilho anterior e uniformizar a tez.

Fácil, não é?