Quem não gosta de encontrar uma cama aconchegante, quentinha e confortável no final do dia? Porém, trocar a roupa de cama não é necessariamente um prazer. Lençóis, capas de edredão, fronhas e cobertores constituem a roupa de cama que entra em contacto direto com o nosso corpo e que pode tornar-se um terreno fértil para germes se não for limpa e trocada regularmente. Venha descobrir com que frequência você precisa trocar a roupa de cama para garantir seu conforto e um sono de boa qualidade!
A arte de dormir não se limita à escolha do colchão e do estrado adequados, mas também à atenção à roupa de cama. Se o sono é vital para o nosso corpo, roupas de cama limpas e desinfetadas são necessárias para uma boa saúde e uma melhor higiene. Mas com que frequência deve ser alterado? Aqui você encontra todas as dicas para trocar a roupa de cama e ter um bom sono.
Com que frequência você deve trocar seus lençóis?
Alterar planilhas
logotipo do pinterest
Alterar planilhas. Fonte: spm
É incrível a quantidade de sujeira, ácaros e bactérias que molha os lençóis da nossa cama. Favorecidos pelo suor, calor e umidade, estes proliferam nos lençóis e os transformam em caldo de cultura. Enojado, certo? Não entrar em pânico! Vamos te contar com que frequência trocar a roupa de cama, vamos lá…
Na verdade, a frequência de troca dos lençóis está intimamente ligada ao seu estado e à sua higiene paralela, aqui estão as recomendações do Dr. Philip Tierno, diretor de microbiologia do centro médico da universidade LANGONE nos Estados Unidos, é recomendado lavar o lençóis toda semana se às vezes você deixa de tomar banho, tem um animal de estimação que entra furtivamente em sua cama ou se você faz um lanche na cama.
Recomenda-se a troca das folhas também nos seguintes casos:
A cada duas semanas, se você insiste em tomar banho à noite e dormir de pijama;
Duas vezes por semana se você tiver problemas respiratórios ou nariz entupido. A saliva secretada durante o sono pode favorecer ainda mais os ácaros;
Todos os dias, se você ou alguém da sua família carrega um vírus como a gripe ou o resfriado ou doenças de pele avançadas como psoríase e dermatite seborreica…
A roupa suja recolhida deve ser lavada com um detergente neutro, você sabe, uma roupa de cama bonita vale a pena. Além disso, quanto mais você lavar corretamente a sua roupa de cama, mais bonita e agradável ela ficará ao toque. É por isso que você precisa ter pelo menos dois conjuntos de camas.
A que temperatura você deve lavar seus lençóis?
O que é mais agradável do que usar lençóis limpos e com cheiro fresco? É por isso que você deve seguir estas dicas:
Não tenha preguiça de lavar os lençóis mesmo quando o seu espaço for pequeno e você terá que ser mais engenhoso para pendurá-los bem;
Ao retirar os lençóis para lavá-los, tente não sacudi-los nem puxá-los em sua direção, pois a poeira e as bactérias podem se espalhar pelo quarto ou pelas roupas. Cuidado com alergias!
Leia atentamente os rótulos da roupa para determinar o ciclo de lavagem e a temperatura. Se isso não for possível para você, a temperatura ideal é:
Entre 40° e 60° para lençóis de algodão;
Não mais que 40° para lençóis pretos, coloridos ou de linho;
50° para poliéster;
30° máximo para lençóis de cetim.
Não se esqueça de desamarrar os lençóis se necessário, para que fiquem com boa aparência. Para isso, use sabonete de Marselha ou adicione meio copo de vinagre branco às roupas para amaciá-las e descolori-las. Ainda é tão eficaz!
Lençóis de bebê precisam de detergentes especiais, assim como roupas de cama de seda, linho ou cetim. Escolha um que proteja as fibras do tecido e não o torne áspero. O linho de algodão, por sua vez, é mais indiferente à natureza da roupa, só que para todos estes o alvejante deve ser evitado;
Uma ótima dica de clareamento é polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio nas folhas antes de lavá-las – o resultado é incrível!
A rotação é importante! Aconselhamos não sobrecarregar a máquina de lavar para que a centrifugação ocorra de forma ideal;
Seque bem as folhas num escorredor sob forte raio de sol ou simplesmente ao ar livre e sobretudo não as deixe espalhadas depois de terminado o ciclo de lavagem. A secagem correta preserva o cheiro da roupa e é a primeira solução contra os ácaros.
Aqui está um guia de lavagem curto e completo para roupas de cama saudáveis ao longo do dia. Além disso, lembre-se de que os microbiologistas apontam o benefício de arejar a cama assim que acordar, abrindo a janela enquanto prepara o café da manhã.
Quando trocar uma fronha?
Fronhas
Logotipo do Pinterest
Fronhas. Fonte: spm
Se realmente existe um tapete de Aladim que nos leva ao País das Maravilhas, esse só pode ser o nosso travesseiro, o amigo de todos os tempos. Persista e terá retorno!
Durante a noite a fronha absorve suor, sebo do rosto e couro cabeludo, resíduos de creme, um monte de células mortas, caspa e pelos pequenos, e toda essa pequena (grande) mistura pode causar acne e problemas de pele que você nunca imaginou. Sem esquecer os ácaros que adoram todo esse lixo que enxameia na sua fronha!
Imagine já tomar um belo banho e voltar para a fronha suja? Inconcebível! Recomendamos que você troque a fronha uma vez por semana e você já verá como a qualidade da sua pele vai mudar. Longe dos cosméticos, a fronha está no topo das prioridades para uma pele luminosa e desperta.
Quando lavar um travesseiro?
Lavar a fronha não impede que as secreções corporais penetrem no travesseiro, por isso é uma boa ideia lembrar de lavá-la também. Fique tranquilo, desta vez a frequência de lavagem é mais espaçada ao longo do tempo.
Recomendamos a cada dois meses para travesseiros sintéticos, enquanto para travesseiros de penas e plumas você pode esperar até seis meses. Então, você está erradicando profundamente as bactérias.
Caros leitores, parabenizamos vocês por dormirem em camas limpas e desejamos um bom sono!