
Todos nós abençoamos nossa máquina de lavar louça pela quantidade de trabalho que ela nos poupa todos os dias ao lavar pratos e copos.
Quanto aos copos , porém, nem sempre saem da máquina de lavar louça tão limpos quanto gostaríamos.
Quem entre vocês já ficou com os copos manchados depois de lavá-los na máquina de lavar louça e sentiu necessidade de lavá-los novamente? Imagino todo mundo!
Uma das causas para isso acontecer é o calcário , que tende a se depositar em todos os lugares e, assim, tornar nossos vidros opacos .
Por isso, hoje queremos sugerir algumas dicas para ter copos limpos e brilhantes na máquina de lavar louça mesmo sem usar abrilhantador.
Vamos ver juntos o que são!
NB Aconselhamos que consulte sempre os rótulos de produção antes de seguir os nossos conselhos.
Vinagre
O remédio mais simples e imediato que queremos oferecer é usar vinagre branco , ingrediente conhecido pelas suas propriedades de limpeza e anti-calcário.
Além disso, é muito útil para neutralizar os maus odores que frequentemente encontramos na máquina de lavar loiça devido ao contacto contínuo com água estagnada.
Portanto, adicione um pouco de vinagre a cada lavagem, tomando cuidado para não colocar diretamente na louça, mas sempre usar a bandeja apropriada .
O vinagre atuará como um abrilhantador natural, pois ajudará a desengordurar os vidros e a dissolver o calcário que se formou no interior da máquina de lavar louça.
NB: Lembramos, no entanto, que existe um longo debate sobre o uso do vinagre na máquina de lavar ou na máquina de lavar louça. Na verdade, parece que não tem um impacto totalmente ecológico, ao contrário do ácido cítrico.
Em qualquer caso, pode substituir detergentes ou produtos químicos com elevados níveis de toxicidade.
Ácido Cítrico
Se, no entanto, preferir uma alternativa mais ecológica ao vinagre , recomendamos o ácido cítrico.
Este ingrediente está contido em frutas cítricas e é igualmente eficaz na descalcificação de superfícies, na remoção de calcário e no brilho dos vidros.
Em seguida, pegue 1 litro de água morna desmineralizada e dissolva 150 gramas de ácido cítrico .
Depois de dissolvido, despeje a mistura resultante em uma garrafa de água reciclada e pronto!
Você pode guardar a garrafa com segurança e prepará-la quando mais precisar, lembre-se que deve haver sempre 15% de ácido cítrico na sua dose de água .
Para utilizá-lo, despeje uma xícara grande de café contendo a solução de ácido cítrico no dispensador de abrilhantador a cada lavagem e você verá que seus copos ficarão super brilhantes!
NB Para um efeito mais eficaz, você também pode dissolver 200 g em vez de 150.
Abrilhantador de glicerina faça você mesmo
Por fim, vamos ver juntos como preparar um abrilhantador DIY muito eficaz usando glicerina vegetal.
Para preparar este abrilhantador, você só precisa de:
- 10 ml de glicerina vegetal
- 35 g de ácido cítrico
- 190 ml de água quente
- 10 gotas de óleo essencial de limão
Primeiro misture as gotas de óleo essencial com o ácido cítrico , para que ele absorva, depois dissolva tudo em água quente.
Em seguida, misture a solução assim obtida com glicerina vegetal, que você também pode comprar na farmácia.
Novamente, despeje o conteúdo desta mistura em um copo e adicione-o diretamente no dispensador de abrilhantador.
Inicie o ciclo de lavagem e você notará que seus óculos ficarão brilhantes e brilhantes como nunca antes apenas com produtos naturais!
Outras dicas úteis para óculos sempre brilhantes!
Depois de vermos alguns ingredientes para deixar os vidros mais brilhantes, vamos ver juntos uma série de cuidados a seguir para evitar turvá-los
O detergente certo
Em primeiro lugar, o primeiro conselho que lhe queremos dar diz respeito à utilização de detergente na sua lavagem.
Utilize sempre um ecológico, respeitando o meio ambiente. Também aconselhamos não usar muito, pois isso pode embaçar seus óculos .
Basta usar a quantidade certa e não exceder muito.
Além disso, é preferível utilizar detergentes em gel ou líquidos e evitar detergentes em pastilhas ou em pó porque podem causar abrasões na superfície do vidro.
Cuidado com o calcário
A formação de calcário na máquina de lavar louça também contribui muito para o brilho dos vidros.
Os depósitos de calcário , de fato, atacam a superfície do vidro e assim tornam os vidros muito opacos.
Devemos, portanto, prevenir a formação de calcário antes que seja tarde demais.
Para remover o calcário da máquina de lavar louça, você pode colocar um pouco de ácido cítrico após cada lavagem .
A sua função anti-calcário, de facto, utilizada de forma consistente, ajudará a remover de vez em quando vestígios de depósitos de água dura.
Além disso, cuide da sua máquina de lavar louça e entre em contato com um técnico para se certificar de que não há falhas ou mau funcionamento no amaciador de água .
O descalcificador, de facto, é muito importante para a máquina de lavar loiça e a sua falha pode comprometer a lavagem óptima dos seus copos.
Temperatura ideal
Outro cuidado que recomendamos que você siga é evitar temperaturas excessivas da água ao lavar na máquina de lavar louça.
Água excessivamente quente , na verdade, pode danificar seus óculos e torná-los menos brilhantes.
Lembre-se, de facto, que a maioria dos vidros é constituída por uma percentagem de material plástico que não é adequado para exposição a altas temperaturas.
Por isso, utilize temperaturas mais baixas e lembre-se sempre de abrir a porta da máquina de lavar louça assim que terminar a lavagem.
Desta forma, de facto, permite-se que o vapor produzido durante a lavagem escape imediatamente para o exterior e não danifique a superfície do vidro e dos cristais.
Avisos
Aconselhamos que siga sempre as etiquetas de produção dos seus óculos e os conselhos de limpeza sugeridos.
Consulte um técnico se o amaciador de água da sua máquina de lavar louça estiver com defeito.