Como cozinhar o brócolis para evitar que perca a cor e gere gases

Se você gosta de preparar receitas à base de vegetais para proteger a saúde, com certeza já preparou brócolis muitas vezes. Para não perder seus nutrientes, mas também sua cor maravilhosa, sugerimos abaixo a forma correta de preparar o brócolis.

A primeira coisa que você precisa saber é que é preciso cortá-los o mínimo possível, além de cozinhá-los pelo tempo correto para evitar que percam na menor quantidade possível suas propriedades nutricionais, como vitaminas e sais minerais.

Também deve-se ter cuidado com o tempo que ficam na água, pois isso pode causar maior perda de cor e nutrientes. Quanto à cor, basta colocar o brócolis em água fria logo após retirá-lo da panela.

Como cozinhar brócolis

Depois de limpar os brócolis, corte a parte inferior do tronco e divida os galhos começando pelos caules, mas sem cortá-los.

Em seguida, coloque os brócolis em água e sal e em uma panela bem grande. Cozinhe os brócolis al dente, escorra e coloque em água fria.

Propriedades e perfil nutricional do brócolis

O brócolis é um vegetal saudável que você deve adicionar à alimentação, pois é uma excelente fonte de vitaminas, entre as quais se destacam a vitamina C e a vitamina K. Também contém minerais como potássio, fósforo e cálcio.

Mas por que gera gás? Devido ao seu alto teor de carboidratos complexos (fibra alimentar) de difícil digestão. Isto desencadeia processos de fermentação intestinal pela microbiota local, que por sua vez gera a formação de gases no intestino e consequentemente a sua expulsão.

Porém, com os pequenos truques descritos acima, começará a estimular a digestão, reduzindo o risco de prisão de ventre.