Como crescer a flor de cera e todos os segredos para fazê-la florescer

botão para compartilhar no pinterest Alfilerboton compartilhar whatsapp Compartilhar
A flor de cera (Hoya carnosa) é uma planta de escalada maravilhosa cujas folhas grossas e cerosas ajudam a reter água. É um tipo de planta muito semelhante às suculentas, que cresce até um metro de altura e é nativa da China e do Japão.

Muitas pessoas são atraídas por esta planta por suas folhas, que variam de espécie para espécie. Em alguns casos, é difícil distinguir essas plantas umas das outras, a menos que estejam em flor.

Como plantas de casa, elas são fáceis de manter, duram muito tempo e florescem constantemente ano após ano. Abaixo listamos os cuidados essenciais da flor de cera .

Cuidado com flores de cera
Luz
A maioria das plantas desta família não tolera luz direta e intensa, e suas folhas são diretamente expostas ao sol.

É uma planta que cresce na floresta, entre árvores e arbustos, por isso está acostumada a receber luz que não é muito intensa e indireta. Esta condição deve ser replicada em casa.

Muitos jardins botânicos e produtores de buracos cultivam esta planta sob um pano de sombra que bloqueia 50 a 80% da luz solar direta.

Solo e irrigação
A flor de cera não precisa de muito espaço, sendo uma planta epífita (isto é, um vegetal que vive em outra planta, sem se alimentar às suas custas). Geralmente, não há necessidade de transplantar um buraco.

No entanto, recomenda-se mudar a terra a cada 2 ou 3 anos. Ele usa vasos de terracota, que são mais porosos e, portanto, mais facilmente removem o excesso de água do solo.

Isto é especialmente importante porque a flor de cera não gosta de água parada. Você precisa de rega regular, mas você tem que deixar o solo secar bem para evitar que a planta apodreça.

Umidade e temperatura
A flor de cera não tolera temperaturas frias abaixo de 10 ° C: por esta razão, deve-se tomar cuidado durante o inverno.

Quanto à umidade, esta planta está acostumada a viver em contextos com alta umidade, típicos de áreas tropicais e subtropicais. Apesar disso, está bem adaptado a contextos mais secos.

Principais problemas e soluções de flores de cera
Abaixo listamos os problemas mais comuns de flores de cera:

Se as folhas da flor de cera queimam ou ficam vermelhas, pode ser um sinal de muita luz. Afaste a planta dos raios do sol.
Se as folhas estão apodrecendo, elas podem não estar recebendo água suficiente ou as raízes podem estar morrendo. Verifique as raízes e também procure por insetos escamosos.
Se as folhas começarem a parecer flácidas, as raízes podem ter morrido de excesso ou falta de rega.
Se a flor de cera não está florescendo, você provavelmente não está recebendo a quantidade adequada de luz. No entanto, algumas folhas podem precisar de alguma forma de “ stress ” para estimular a floração (ou seja, períodos frios ou secos).
Se os brotos caírem antes da floração, o chão da planta pode ter sido muito seco ou muito molhado por um longo período de tempo.
Se a sua flor de cera estiver seca há muito tempo, tente não regá-la demais ao regá-la. Adicione água pouco a pouco para que o solo umedeça bem.