Como cultivar orquídeas em vaso: guia passo a passo

As orquídeas estão entre as flores mais populares do mundo, pela sua grande variedade de formas e cores, capazes de dar um toque de elegância aos espaços interiores. Pouca gente sabe que  orquídeas também podem ser cultivadas em vasos  : explicamos como a seguir.

Para  cultivar orquídeas em vasos,  você precisa começar a “pensar como elas”. A regra de ouro para ter orquídeas saudáveis ​​e floridas é reproduzir fielmente suas condições naturais. Na natureza, as orquídeas são plantas epífitas, que crescem sobre outros objetos, como cascas de árvores ou pedras.

As orquídeas que normalmente preferimos ter em casa são híbridas de  phalaenopsis  (as chamadas orquídeas mariposas) ou  dendrobium  .

Condições ideais para o cultivo de orquídeas.

As orquídeas prosperam com pouca luz, mas não com a luz solar direta da tarde. Eles precisam de muita umidade e fluxo de ar ao redor das raízes.

Estas plantas necessitam de períodos de seca, alternados com regas abundantes. As orquídeas crescem melhor em temperaturas acima de 10°C, mas abaixo de 30°C.

Quanto mais perto você chegar dessas condições ideais, maior será a probabilidade de sua orquídea crescer saudável e florescer abundantemente.

A maioria das orquídeas que compramos nas lojas vem embaladas em vasos de plástico baratos, com as raízes embebidas em musgo. Obviamente, esta condição não respeita duas das principais regras para um crescimento saudável.

A primeira é que não há fluxo de ar ao redor das raízes. A segunda é consequência da primeira: as raízes nunca secarão completamente. Por causa disso, a planta não consegue respirar e quase certamente apodrecerá.

As raízes das orquídeas são órgãos que precisam absorver água rapidamente e respirar. Eles não extraem nutrientes do solo.

Transplante de orquídeas com sucesso

A primeira coisa que fazemos quando trazemos uma orquídea da loja para casa é apreciar seu florescimento. Nunca transplante uma orquídea em flor.

Assim que a floração estiver completa, corte a ponta da flor morta com uma tesoura esterilizada e transplante sua orquídea.

As orquídeas devem ser colocadas em vasos especiais, usando um solo especial para orquídeas. Os vasos de orquídeas têm grandes orifícios de drenagem para a água fluir.

O solo para vasos de orquídeas geralmente é feito de vários ingredientes de textura grossa, como casca de pinheiro, carvão e até mesmo isopor. Para transplantar a orquídea siga estes passos:

  • Retire a orquídea do saco plástico e retire o máximo de musgo possível, tomando cuidado para não danificar a planta. As raízes saudáveis ​​devem ser brancas e firmes, com uma pequena ponta verde em crescimento.
  • Apare quaisquer raízes enegrecidas, podres ou murchas.
  • Coloque a planta no vaso e preencha com terra para vasos. A planta deve estar fixada ao solo, mas não ancorada. Com o tempo, novas raízes crescerão no solo do vaso e se prenderão ao vaso.
  • Coloque sua planta de orquídea perto de uma janela voltada para o leste, com algumas horas de luz solar matinal.
  • Para dar à planta a umidade necessária e coletar o excesso de água, coloque a planta em um prato grande e fundo cheio de cascalho.

Dicas para cuidar de uma orquídea transplantada

Durante o verão, regue abundantemente uma vez por semana. Certifique-se de que as raízes estejam embebidas em água e que o pires esteja cheio.

Durante a estação de crescimento, alimente a planta uma vez por semana com um fertilizante líquido ou em pó adequado.

Mantenha a planta aquecida durante o inverno e regue-a apenas uma vez por mês. Borrife um pouco de água de vez em quando para garantir que a planta esteja hidratada. Não fertilize.

Compartilhe o artigo