Como cultivar pepinos para colher em loop durante todo o verão?

Nosso aliado na rotina de beleza e nas saladas vitamínicas, o pepino é um vegetal generoso. Quase um mês e meio depois do plantio, suas vinhas começam a subir no suporte ou a se espalhar nos canteiros, e as flores amarelas se transformam em suculentos “palitos” verdes. Quando cultivar pepinos para aproveitar todo o verão? Você tem dúvidas, então siga-nos para dissipá-las!

Qual é a melhor época para cultivar pepinos?

Cultive pepinos pote copos de solo tapete de aquecimento de borda de janela

Se você preferir preparar você mesmo suas mudas de hortaliças, provavelmente o fez em fevereiro ou março. Colocadas com terra para vasos em xícaras no parapeito de uma janela ou em uma esteira térmica, as sementes plantadas no inverno são os vegetais a serem colhidos em maio e junho. Não ignore a influência da Lua mesmo que você não acredite muito nela.

cultivar pepinos calendário lunar horta junho jardinagem lua

O calendário lunar de junho lhe dirá o que fazer e o que não fazer. As mudas precisam de cerca de dois meses para ficarem suficientemente vigorosas e criarem raízes após as últimas geadas de maio. Você já plantou as primeiras mudas de pepino e mal pode esperar para colher as verdureiras crocantes. Se você está se perguntando se é possível cultivar pepino em junho, a resposta é SIM! Jardineiros experientes garantem uma colheita circular até que o número de horas de sol diminua.

Como proceder com as xícaras para cultivar pepinos de segunda colheita?

cultivar pepinos adubar área dedicada plantio preparar o solo

Ver na galeria

Um passo crucial antes de colocar qualquer coisa no solo é compostar a área de plantio. Feitos esses preparativos corretamente, chega a hora do plantio. Cave buracos bastante profundos a uma distância de 30 cm cada. Você tem duas opções! Corte os copos com uma tesoura para soltar as mudas e plante-as, ou enterre-as juntas.

Cultive pepinos no local ideal para plantar meio sol meia sombra

Dado o grande teor de água, a necessidade de irrigação é frequente. Quanto ao calor que cada planta necessita para crescer de forma saudável, não deve ser excessivo. Ou seja, o ideal para canteiros de pepino é um local com meia sombra, meio sol. Debaixo de uma árvore, por exemplo, para absorver os raios solares da manhã até ao meio-dia e para se abrigar durante o resto do dia.

Controle de pragas bem-sucedido

Cultive pepinos, insetos nocivos, pulgões, tripes, gafanhotos pretos

Você fica horrorizado quando, um dia após o plantio, percebe um caule murcho e murcho. Só pode haver uma causa: inseto parasita. O gafanhoto preto representa uma grande ameaça para mudas jovens de tomate, pimentão e pepino. Dada a grande calamidade dos últimos anos, estamos a tentar salvar as colheitas. Se quiser evitar o uso de produtos químicos, não retire os copos na hora do plantio. Apare-os, mas mantenha-os ao redor dos caules. Dessa forma, as plantas frágeis terão um escudo plástico que impedirá o acesso dos gafanhotos até que estejam mais fortes e “uma grande mordida” para as pragas. Mudas já estabelecidas, pode-se retirar os copos para que as raízes se desenvolvam com facilidade.

Pepinos de caça com sabão preto médio natural

Fique atento também a pulgões, tripes e lesmas. Na interação do sabão preto e dos pulgões, estes últimos são os grandes perdedores. Quanto à caça aos caracóis, são preferidos os meios naturais.

A lista de doenças da cucúrbita é muito longa e para cultivar pepinos com sucesso é preciso estar informado. O problema mais comum com as folhas das plantas são manchas angulares predominantemente de cor amarela. Um método super simples é misturar iogurte e água até obter um líquido esbranquiçado. Este, pulverizado nas folhas, deve interromper o progresso da secagem. Mas tome cuidado, pois uma grande concentração de iogurte pode queimar as folhas das plantas.

O melhor fertilizante para fertilizar pepinos

Cultivo bem-sucedido de pepinos, o melhor fertilizante para fertilizar o tipo de arbusto trepador

Não há grande diferença no plantio entre os dois tipos de mudas de pepino: pepino trepador e pepino arbusto.

As variedades mais comuns de pepinos trepadeiras crescem em vinhas vigorosas, sombreadas por folhas grandes. O crescimento dessas plantas é rápido e o rendimento da colheita é abundante se você cuidar bem delas. As variedades de videira crescem melhor quando erguidas em uma treliça ou cerca. Limpos, abundantes e fáceis de colher, são preferidos aos que crescem diretamente no solo.

Como cultivar pepinos com estrume envelhecido, folhas mortas, madeira de freixo triturada

Precisando de solo fértil, os pepinos necessitam de meios de fertilização. Estrume envelhecido, folhas mortas trituradas ou cinzas de madeira são bons alimentos para o desenvolvimento das plantas e, portanto, das plantas.

Pepinos do mato, entretanto, são adequados para recipientes e pequenos jardins.

A rega inadequada pode arruinar a colheita

Cultivar pepinos em altura com excesso de água pode causar doenças fúngicas nas folhas

A rega excessiva pode causar doenças fúngicas nas folhas. Por isso regue lentamente pela manhã ou à noite ao pôr do sol, evitando molhar as folhas. No entanto, não pule a rega diária porque os pepinos secos ficam amargos. Não deixe que fiquem muito grandes e amarelados, pois suas sementes ficam grandes e duras. O sabor também muda.

Na hora da colheita (lembre-se que de 6 a 8 plantas você colherá pelo menos 20 pepinos), use uma faca não para atirar, mas para cortar.

O que fazer com tantos pepinos?

O cultivo de pepino continua a congelar grandes quantidades de receitas de picles

É claro que armazenar pepinos não precisa ser difícil se a abobrinha congelada for o sucesso no inverno. Nossa receita de picles caseiros aplica-se ao pepino, sem dúvida!