Cultivar tomates não precisa ser difícil – você pode fazê-lo mesmo sem sementes e um canteiro.
Os tomates estão entre os tipos de vegetais de verão mais populares em nosso país. E você pode começar a cultivá-los agora. Você não deve esperar que as sementes apareçam nas lojas, bem embaladas em sacos (e às vezes bastante caras) . Você pode conviver facilmente com frutas compradas em lojas, das quais basta tirar as sementes e plantá-las. Porém, para ter sucesso, você deve seguir alguns princípios
Como cultivar tomates a partir de sementes.
Se você quiser começar a pré-cultivar seus próprios tomates, faça-o 6 a 8 semanas antes da última geada esperada em sua região. Primeiro encha os potes com terra de boa qualidade e depois prepare os tomates. Simplesmente corte um círculo fino deles (para danificar o mínimo possível as sementes), coloque-o em uma panela e cubra levemente com terra. Regue suavemente e mantenha o solo úmido pelos próximos dias. Cultive tomates entre 22 e 25°C em um local claro e ensolarado.
Lembre-se sempre de que os tomates adoram sol pleno, então escolha um local para cultivá-los onde recebam pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia. Assim que as mudas atingirem altura suficiente e tiverem 2 a 3 folhas verdadeiras, elas estarão prontas para serem transplantadas para recipientes maiores ou talvez diretamente para uma caixa na varanda (dependendo do tempo lá fora). Ao transplantar, mergulhe a muda no solo até as primeiras folhas verdadeiras e certifique-se de que o caule não esteja torcido ou torcido.
Sementes de frutas, sim ou não?
Porém, uma coisa que vale a pena mencionar neste ponto: os tomates cultivados em plantas cultivadas em lojas podem ser decepcionantes. Na verdade, as lojas costumam vender frutos de híbridos , criados para o resto da vida em estufa, por isso podem não se dar bem em casa. Então, se você realmente quer apostar no lado seguro, então é melhor sacrificar algumas dez coroas pelas sementes de variedades comprovadas.
Como cuidar dos tomates
Lembre-se de que os tomates precisam de umidade constante e, portanto, de rega regular. Portanto, mantenha o solo constantemente úmido, mas não encharcado. E também evite molhar as folhas, pois isso pode causar doenças fúngicas. Você também pode cobrir vasos de plantas para ajudar a reter a umidade do solo. Simplesmente espalhe uma camada de cobertura orgânica de três a quatro centímetros ao redor da base de cada planta. À medida que as plantas crescem, elas precisarão de apoio para se decomporem. Portanto, dê-lhes um suporte adequado e amarre o caule com um barbante macio de jardim.
E não se esqueça de fertilizar. Os tomates são muito exigentes com a fertilização, por isso preste sempre atenção ao fornecimento regular de nutrientes. Eles precisam de um fertilizante balanceado a cada 2 a 3 semanas (se você escolher o comercial, aplique com cuidado de acordo com as instruções da embalagem). E pense também em beliscar e remover todas as folhas doentes e danificadas . Procure também pragas como pulgões, nematóides e moscas brancas neste momento e trate os tomates imediatamente com um inseticida orgânico, se necessário.
O que mais você precisa saber sobre os cuidados com o tomate.
Para prevenir doenças do tomate , mantenha as folhas secas mesmo durante a rega e remova continuamente as amarelas ou doentes. Na hora da colheita tenha muito cuidado: não quebre os tomates, mas separe-os dos caules torcendo-os suavemente . Se você seguir todas essas etapas, poderá cultivar tomateiros saudáveis e frutíferos, mesmo no parapeito de sua janela ou varanda.