Como cultivar um limoeiro em vaso a partir de sementes?

Quando a vida lhe der limões, faça frutas cítricas! Da próxima vez que você beber água com limão pela manhã ou tentar enxaguar o cabelo com ácido, guarde algumas sementes das frutas que usou. Essas pequenas sementes brancas podem se tornar uma árvore frutífera em vaso que lhe dará limões suculentos. Mesmo durante os meses mais frios, um limoeiro produtivo pode prosperar dentro de sua casa. De aparência exótica, com folhas verdes escuras brilhantes e flores brancas como a neve agradavelmente perfumadas, esta fruta cítrica é atraente e refrescante ao mesmo tempo. Mas como cultivar um limoeiro em casa do zero ou quase do zero? Estes são os passos a seguir!

Como cultivar um limoeiro: a ficha prática

Ao contrário do que você imagina, cultivar um limoeiro em um vaso começando com apenas algumas sementes não é ciência de foguetes! Na verdade, é uma tarefa bastante simples, principalmente se você tiver um parapeito de janela quente e ensolarado e uma dose de paciência e amor pelas plantas verdes. Bem, levará alguns anos para florescer, mas seu trabalho árduo será recompensado no final.

Por que e como cultivar um limoeiro

Antes de responder à questão de como cultivar um limoeiro, falaremos um pouco sobre o porquê da ideia proposta. Claro, a razão mais óbvia para querer cultivar suas próprias frutas cítricas é ser um admirador de plantas domésticas e gostar de cuidar delas. No entanto, cuidar da árvore exótica em questão definitivamente vale a pena, mesmo que você não tenha um polegar verde.

Em primeiro lugar, a exuberante folhagem do limoeiro, bem como as suas perfumadas inflorescências de alabastro são um verdadeiro prazer para os olhos. Além disso, seus frutos que vão do amarelo cromo ao esverdeado, passando pelo açafrão, dependendo da variedade específica escolhida, impressionam o observador adequado. O aspecto estético é, portanto, simplesmente indiscutível!

Aliás, se deixados na árvore, os limões conseguem preservar o bom estado e a aparência impecável por muitos meses após o amadurecimento. Se, por outro lado, você decidir coletá-las e consumi-las, essas pequenas bombas de vitamina C oferecerão muitos benefícios à saúde, incluindo maior resistência a resfriados e gripes.

Variedade, material e condições necessárias

Isto é o que você precisa para cultivar e cultivar seu próprio limoeiro em vaso. Primeiro, certifique-se de que suas sementes sejam de limão orgânico, pois as sementes de limão tratadas em excesso muitas vezes não conseguem germinar. Na melhor das hipóteses, escolha variedades anãs como Citrus Limon Ponderosa, Meyer Lemon Tree, espécies de Lisboa e Calamondin (Citrus madurensis).

Da mesma forma, prepare solo para vasos de qualidade, frutas cítricas especiais ou plantio e fertilizantes naturais, como composto. Em seguida, prenda um pote com fundo bem perfurado que mede aproximadamente 15 centímetros de diâmetro e profundidade. Você também precisará de um segundo vaso com cerca de 60 cm de diâmetro e 30 cm de profundidade. Por fim, um local ensolarado dentro de sua casa é essencial para o sucesso.

Como cultivar um limoeiro em etapas

1. Umedeça bem o solo para que fique uniformemente úmido, mas não encharcado de água. Em seguida, encha o vaso pequeno com terra úmida, chegando até 2 a 3 cm abaixo da borda.
2. Corte o limão ao meio e retire uma semente. Limpe qualquer resíduo de polpa em sua superfície. A maneira mais fácil de fazer isso é sugá-lo na boca por alguns instantes.

3. Não demore muito para semear a semente, pois ela ainda deve estar úmida quando colocada no solo. Em seguida, insira-o no centro do vaso pequeno com cerca de 1-2 cm de profundidade. Usando um borrifador cheio de água limpa, borrife suavemente o solo diretamente sobre a semente.

4. Cubra o frasco com uma folha de filme plástico, sele as bordas com um elástico e faça pequenos furos na parte superior do filme com um lápis afiado.
5. Coloque a panela em local quente e ensolarado e borrife água ocasionalmente, não deixando a terra secar. Porém, tome cuidado para não molhar o solo com água, apenas mantenha-o levemente úmido.

Que cuidados complementares com os meus pequenos citrinos?

Após cerca de duas semanas, sua semente germinará e você poderá remover o filme plástico transparente. Cuide da planta jovem mantendo o solo úmido regularmente, dando-lhe doses moderadas de fertilizante orgânico e garantindo que receba pelo menos oito horas completas de luz por dia. Se necessário, você pode usar uma luz hortícola para complementar as necessidades de luz do seu limoeiro. Monitore a planta jovem para garantir que ela não seja atacada por insetos ou doenças. De vez em quando, podar as folhas mortas e marrons e enriquecer o solo com composto.

Quando a planta ultrapassar o tamanho do vaso pequeno, replante-a no recipiente maior. Ao replantar, você precisa seguir aproximadamente o mesmo procedimento do plantio inicial. Lembre-se de que as plantas mais jovens precisam de mais água do que as plantas maduras. No entanto, em todas as fases do seu desenvolvimento, os limoeiros necessitam de uma quantidade adequada de água para evitar que o seu sistema radicular seque e apodreça. Por fim, guarde os seus limões corretamente para que possa aproveitá-los da melhor forma!