
Cultivar uma canela (Cinnamomum verum) em casa pode ser uma experiência gratificante. Esta árvore aromática não é valorizada apenas pelo seu tempero, mas também pela sua beleza ornamental. Nativa do Sri Lanka, a canela prospera em climas tropicais ou subtropicais, mas também pode ser cultivada em ambientes fechados com os devidos cuidados. Veja como cultivar sua própria canela passo a passo.

Etapa 1: Seleção e Germinação de Sementes
Comece adquirindo sementes de canela de uma fonte confiável. As sementes de canela têm um curto período de viabilidade, por isso devem ser plantadas logo após a colheita. Para a germinação, deixe as sementes de molho em água por 24 horas. Encha uma bandeja de sementes com uma mistura de solo bem drenada e plante as sementes com cerca de 1/4 de polegada de profundidade. Mantenha o solo sempre úmido e quente, em torno de 27°C (80°F), para estimular a germinação.
Etapa 2: Cuidados com as Mudas

Assim que as mudas brotarem, forneça bastante luz. Se cultivar dentro de casa, coloque-os perto de uma janela voltada para o sul ou use uma luz de cultivo. Regue as mudas quando a parte superior do solo parecer seca e alimente-as mensalmente com um fertilizante balanceado e solúvel em água.
Etapa 3: Envasamento e Solo
Quando as mudas tiverem alguns centímetros de altura, transplante-as em vasos individuais cheios de uma mistura de terra para vasos, areia e composto orgânico. Certifique-se de que o vaso tenha uma boa drenagem, pois as canelas não gostam de solo encharcado.
Etapa 4: clima e posicionamento

As caneleiras preferem um ambiente quente e úmido. Se você mora em um clima mais frio, pode cultivar a árvore dentro de casa. Durante o verão, você pode levar a panela para um local com sombra parcial. Se cultivado dentro de casa, mantenha a umidade borrifando as folhas regularmente ou usando um umidificador.
Etapa 5: Poda e Manutenção
Podar sua canela para estimular um hábito de crescimento mais arbustivo, que é mais adequado para condições internas. Remova quaisquer galhos mortos ou doentes para manter a saúde da árvore. Cuidado com pragas como pulgões e trate-as imediatamente com sabonete inseticida orgânico.
Etapa 6: Colheita
Uma canela pode levar até três anos para amadurecer o suficiente para ser colhida. Colha a canela descascando a casca interna dos galhos da árvore. Esta casca se enrolará em rolos conhecidos como paus de canela à medida que seca. Para garantir a sustentabilidade, colha apenas alguns ramos de cada vez.
Etapa 7: cura e armazenamento
Cure a casca colhida em local quente, seco e bem ventilado. Depois que a casca secar completamente e formar espinhos, guarde-as em um recipiente hermético em local fresco e escuro.
Cultivar uma canela em casa requer paciência e cuidado. A chave é imitar o seu habitat tropical natural o mais fielmente possível. Com o tempo, você não só apreciará a folhagem exuberante da sua canela, mas também o rico aroma e sabor que ela traz para sua casa e cozinha.