Como economizar até 15% na conta de água quente?

Quem entre nós não aprecia um bom banho quente no inverno? É um sonho, se você pensar bem… Porém, não demora muito para perceber que este último pode ter um grande impacto na sua conta de luz. E diante do aumento inexorável do custo de vida tentamos constantemente encontrar formas de economizar. Para evitar o consumo excessivo de energia, uma pequena mudança de hábitos pode poupar até 15% na conta de água quente.
O que nós devemos fazer então? Isso significa que devemos desistir dos banhos quentes? Vamos ver isso juntos.

Economize na conta de energia ajustando apenas uma configuração no seu aquecedor de água. Sim, é possível !
Calcule seu consumo de energia
pinterest logo
Calcule seu consumo de energia. Fonte: Spm
Você sabia que pode facilmente reduzir o consumo de energia simplesmente ajustando a temperatura do seu aquecedor de água? Aqui está a dica principal.

Com o tempo, o termostato do aquecedor de água pode rapidamente ficar desajustado. Por isso é fundamental verificar constantemente a temperatura em que está regulado. Por outras palavras, pensa que o seu esquentador está regulado para 50°C, quando na realidade está regulado para 70°C ou 80°C. Tais temperaturas requerem uma grande quantidade de energia.

Neste sentido é possível instalar uma sonda de temperatura, analógica ou digital, para medir, antecipar e regular a temperatura de forma eficaz.

O ideal seria uma temperatura entre 45°C e 55°C, pois é mais econômica em termos de energia. Acima de 60°C existe o risco de queimaduras solares, abaixo de 50°C existe o risco de doença dos legionários, uma forma grave de pneumonia em que as bactérias se desenvolvem em água estagnada a uma temperatura entre 25°C e 45°C. Doença cujos sintomas se assemelham aos da gripe, ou seja, tosse e febre.

Se você tiver um aquecedor de água com tanque pequeno, pode ficar sem água quente, então não hesite em aumentar um pouco a temperatura.

Regulação de caldeira doméstica. fonte: spm
logo pinterest
Regulamento de caldeira doméstica. Fonte: spm
O consumo de eletricidade de um esquentador
Você verificou todos os seus eletrodomésticos; lava-louças, máquina de lavar, geladeira… você fez todos os esforços para reduzir sua conta de energia, mas em vão! Se suas contas continuarem aumentando, pense no seu aquecedor de água, essa pode ser a causa.

Segundo a ADEME, Agência de Meio Ambiente e Gestão de Energia, um aquecedor de água consome aproximadamente 12% do gasto energético de uma família (dados de 2019).

Como funcionam os diferentes modelos de aquecedores de água?
Para conseguir economizar energia, você deve primeiro entender como funciona este dispositivo.

O esquentador eléctrico
O esquentador é inicialmente abastecido com água fria, que depois é aquecida através do acendimento de uma resistência eléctrica. Quando a água esquenta, o aparelho a mantém na temperatura certa, graças a um termostato integrado. Desta forma, a água aquecida chega diretamente à rede doméstica. Ao utilizá-lo, esta é imediatamente substituída por água fria, que, por sua vez, será aquecida até a temperatura desejada.

Portanto, manter a temperatura da água para poder aproveitá-la a qualquer hora do dia resultará em consumo permanente de energia.

Regulação de esquentador elétrico. fonte: spm
logo pinterest
Regulamento de esquentador eléctrico. Fonte: spm
A caldeira padrão
Numa caldeira tradicional, ou seja, com depósito de água separado, o circuito de água de aquecimento é aquecido pela combustão de gás. Em princípio, a caldeira produz energia térmica destinada a alimentar o teto, o piso aquecido ou mesmo os radiadores. O calor produzido é então transportado através de um fluido de transferência de calor que, muitas vezes, é água.

Este modelo é o mais difundido porque é decididamente económico em termos de consumo de energia.

Regulação de caldeira a gás. fonte: spm
logo pinterest
Regulamento de caldeira a gás. Fonte: spm
Não hesite em aplicar estes conselhos para recuperar o controlo do seu consumo de energia sem colocar limites ao seu conforto.