
Manchas escuras e cheiro desagradável: mofo pode se acumular em nossas roupas, às vezes apesar de muita atenção e cuidado.
Geralmente acontece porque as roupas estão guardadas em um local particularmente úmido ou porque as deixamos molhadas por muito tempo antes de colocá-las para secar.
Quando isso acontece, eliminar a mancha é difícil, mas, às vezes, é ainda mais complicado eliminar completamente o desagradável cheiro de mofo .
Vamos ver juntos como fazer com que nossas roupas voltem a ficar como novas, eliminando definitivamente o mofo e levando em consideração os diferentes tipos de tecido .
Atenção : antes de prosseguir com a aplicação dos remédios recomendados , leia sempre as instruções de produção das peças para não danificá-las.
Algodão
Itens de algodão desenvolvem mofo facilmente se estiverem molhados. É fácil perceber porque o mofo aparece como pequenos pontos próximos uns dos outros.
Sal e peróxido de hidrogênio
Um dos remédios mais comuns consiste no uso combinado de sal grosso e água oxigenada .
Especificamente, basta encher uma bacia com água morna e adicionar 4 colheres de sopa de sal grosso e meio copo de água oxigenada .
Mergulhe o vestido nele e deixe de molho por 3/4 horas. Depois de retirado, pegue a peça e esfregue-a com água e sabão de Marselha até que a mancha de mofo desapareça.
O sal, de fato, terá absorvido grande parte do mofo , enquanto a água oxigenada terá enfraquecido a fixação do mofo no tecido, facilitando sua eliminação. Tenha cuidado para fazer isso apenas em itens brancos!
Percarbonato de sódio
Outro remédio é usar percarbonato de sódio .
É um alvejante ecossustentável que está na base de muitos produtos para máquinas de lavar. Usá-lo puro é ideal para eliminar mofo .
Uma das principais formas de utilização é na pré-lavagem: coloque uma colher medidora em uma bacia com água morna e deixe a roupa de molho por 3/4 horas.
Em seguida, lave a roupa normalmente. Você também pode usá-lo na máquina de lavar , colocando uma colherada no tambor .
Desta vez
O linho é um tecido particularmente fino e delicado , por isso, ao agir contra o mofo, deve-se prestar especial atenção para não estragar a roupa.
Sal e vinagre “em pó”.
Para remover manchas de mofo da roupa , você pode usar um “ pó ” de sal e vinagre .
Bastará pegar um punhado de sal (de preferência o grosso ) e adicionar algumas gotas de vinagre branco para formar uma mistura pastosa .
Aplique a mistura diretamente na mancha de mofo e esfregue com os dedos. Deixe agir por algumas horas e depois lave a roupa normalmente.
A mistura, na verdade, vai dissolver o mofo , deixando o linho como novo.
Veludo
O veludo , assim como o linho, também é um tecido muito delicado. Nele é mais difícil eliminar o mofo porque, por ser um tecido mais grosso, o mofo pode penetrar profundamente.
Sabonete de Marselha
Um remédio que alia delicadeza e eficácia , combinação necessária para tratar o veludo , é o sabonete de Marselha .
Dissolva alguns flocos em dois litros de água morna e utilize aplicando diretamente na mancha e esfregando com uma escova de cerdas macias.
Se necessário, repita o processo várias vezes até que o sabão de Marselha , graças às suas propriedades naturais de limpeza , tenha removido definitivamente a mancha.
Para uma ação ainda mais intensa, pode-se adicionar à mistura uma colher de bicarbonato de sódio .
O trabalho
As peças de lã , como as de veludo, são mais grossas que as outras e eliminar a mancha de mofo aqui é mais complicado.
Além disso, a lã tende a absorver mais os odores . Por isso é necessário utilizar um produto que , além de eliminar a mancha, elimine também o cheiro de mofo .
Café com leite
Um primeiro remédio consiste em usar leite .
O ideal é usar leite morno , mas a lã pode encolher. Por isso, prefira sempre o leite morno.
Despeje diretamente sobre a mancha e deixe agir por cerca de 30 minutos, depois enxágue com água morna e, se necessário, repita o processo.
O leite, na verdade, tem um duplo efeito: enfraquece a mancha, permite que a água a elimine e absorve o cheiro.
Sua roupa de lã voltará muito limpa e cheirosa .
Óleo da árvore do chá
Delicado e eficaz: o óleo da árvore do chá é muito útil contra manchas de mofo na lã.
Basta colocar algumas gotas na água (fria) em que molhou a roupa de lã.
Deixe assim por algumas horas. Depois, deixe a roupa secar ao sol .
Na verdade, o sol, além de “matar” os resíduos de mofo , vai eliminar eventuais manchas .
E quanto aos lençóis?
No que diz respeito ao linho, uma discussão separada deve ser feita, pois às vezes é feito de um material mais valioso e entra em contacto com partes delicadas do nosso corpo.
Se, de fato, o mofo praticamente invadiu a peça de roupa, por questões de higiene é necessário jogá-la fora.
Se, porém, houver poucas manchas, é possível recorrer a alguns remédios .
Álcool desnaturado
Use álcool desnaturado para eliminar completamente qualquer resíduo de mofo.
Você pode colocar meio copo em uma bacia com água morna e mergulhar a peça de roupa nela, ou despejá-la diretamente sobre a mancha e esfregar suavemente com uma esponja .
Em seguida, enxágue a roupa com água , que ajudará a eliminar definitivamente a mancha, e sabão de Marselha , que eliminará o cheiro de mofo.
Limão
Outro aliado no combate ao mofo na roupa de cama é o suco de limão .
Pegue o suco de um limão e dilua em um litro de água, depois aplique a mistura na mancha e esfregue com uma esponja .
O limão possui propriedades naturais de limpeza , desinfetantes e anti-odor . Apenas uma aplicação será suficiente para eliminar para sempre a mancha de mofo !