
O charme das orquídeas é uma paixão compartilhada por muitos e não é surpreendente. Estas plantas requintadas dão-nos algumas das mais belas flores encontradas na natureza, mostrando uma variedade de formas e cores. No entanto, há uma pequena desvantagem: eles podem ser bastante caros.
O que poucas pessoas sabem é que as orquídeas podem se espalhar em casa através de processos precisos, mas simples. Os métodos preferidos incluem propagação através de estacas, semeadura, divisão de plantas e propagação através de um pico de flor.
Uma única folha de orquídea não é adequada para propagação. Não tem pontos de crescimento que possam dar origem a novas raízes. Por isso, é necessário tomar uma folha com um pequeno pedaço de caule.
Antes de começar a espalhar a orquídea de uma folha, prepare as ferramentas necessárias. Você precisará de tesouras de jardim bem afiadas e esterilizadas, um recipiente de plástico, água filtrada e os seguintes fertilizantes: hormônio de enraizamento, etc, um pouco de carvão ativado e uma mistura de citocinina e ácido succínico.
O processo de propagação de uma orquídea a partir de uma folha é um dos métodos mais complexos e demorados: as raízes podem levar mais de um ano para se desenvolver.
A planilha deve ser retirada de uma planta adulta saudável. Use a tesoura para cortar a lâmina e o pedaço de caule, em seguida, deixe secar por 8 horas.
Em seguida, aplique um pouco de hormônio de enraizamento na folha e no caule. Dissolva um pouco de carvão ativado em água, em seguida, coloque a folha e o caule na solução. A base do surto deve estar completamente submersa em água.
Antes de plantar a orquídea no chão, verifique se há sinais de mofo ou pedaços de plantas podres. Este processo meticuloso garante a propagação bem sucedida de orquídeas a partir de uma folha e estabelece as bases para uma planta nova e próspera.