
A flor de cera ( Hoya carnuda ) é uma planta bonita, cujo nome deriva do aparecimento de suas flores que parecem cera ou porcelana, especialmente quando ainda não estão totalmente abertas.
Dependendo do comprimento da planta, ela pode ser suspensa ou adaptada como uma planta de escalada, embora neste último caso ainda precise ser amarrada a um suporte.
Para florescer, a flor de cera precisa ser colocada em um local brilhante, mas não diretamente exposta ao sol. O ideal é colocá-lo do lado de fora, em um lugar protegido dos raios do sol, mas com muita luz.
A flor de cera não resiste ao frio intenso, por isso, se você decidir cultivá-la em locais frios, precisará protegê-la do vento e da geada.
Suas folhas são ovais e carnudas na aparência, e isso é indicativo das reservas de água que a planta é capaz de conservar. Apesar disso, recomenda-se regá-lo com frequência no verão, para favorecer a floração.
No inverno, é necessário reduzir a frequência da rega, permitindo que a superfície do solo seque entre a rega. Rega excessiva pode fazer as folhas ficarem amarelas.
A flor de cera pode atingir uma altura de vários metros, mas isso dependerá do tamanho da panela. Um pote de 30 centímetros é suficiente para conter uma planta de 3 ou 4 metros de altura. A planta começa a florescer quando as raízes estão próximas.
Entre as principais causas de queda de botões florais estão o calor excessivo (temperatura média de 30 ° C ou superior), o movimento da planta, a, correntes de ar frio (como ar condicionado) e falta de água.
A planta não florescerá se não houver nutrientes, luz ou umidade, ou se a panela for muito grande.