Em primeiro lugar, devemos compreender que a lavagem a seco não significa que as roupas não fiquem molhadas. Simplesmente, está indicando que NÃO se deve utilizar água, apenas outras substâncias que não penetrem nas fibras.
Além disso, essas soluções dissolvem manchas de graxa e óleo, mas o fazem sem desbotar as roupas ou danificar os tecidos.
Para entrar em mais detalhes, os especialistas neste tipo de limpeza nos ensinam que os solventes utilizados podem ser: percloroetileno, hidrocarbonetos e fluidos de silicone. Sem dúvida, eles fazem a diferença nas peças.
Como fazer uma lavagem a seco em casa?
Ao consultarmos o rótulo com a legenda “lavagem a seco”, lembre-se que se aplica principalmente ao que é lã, seda, caxemira e outros tecidos delicados.
Uma sugestão é fazer o teste em uma pequena parte do tecido para ter certeza de que não desbota e nem afeta a textura, veja o que é necessário para esse método:
Você precisa:
- 1 balde ou recipiente
- Água fria
- detergente suave
Passo a passo:
- Para começar, misture água fria com um pouco de detergente.
- Depois submergimos um pouco e retiramos, podemos fazer 2 vezes.
- Depois, as manchas são esfregadas com as pontas dos dedos, mas nunca com pincel.
- Próximo passo, jogamos fora o sabonete usado na roupa e adicionamos água fria.
- Para finalizar, mergulhamos novamente a roupa e retiramos até não sobrar sabão.
- Terminada a limpeza, estenda a roupa sobre uma toalha e enrole, a ideia é apertar delicadamente para tirar o excesso de água, mas sem torcer.
- Podemos repetir o processo passando para outra toalha e colocando sobre uma superfície plana, o ambiente também deve estar seco e livre de umidade.
- Para finalizar, deixamos a roupa ali até secar completamente. Também pode ser pendurado em cabide, mas sem deformar a roupa.