
A planta de jade é perfeita para decorar jardins e interiores, não só por causa de suas belas folhas, mas também porque tem sido associada à boa sorte.

A planta ou árvore de jade é uma suculenta caracterizada por ser fácil de reproduzir e cuidar, mas também por ser considerada sorte ou dinheiro, o que a torna altamente apreciada no Feng Shui.
À primeira vista, suas folhas verdes carnudas e caules grossos se destacam, no entanto, esta planta também tem flores. Algumas pequenas flores em forma de estrela, brancas ou com toques violetas que acrescentam vida e beleza.
Flores de plantas de jade aparecem nas pontas dos ramos em grupos, geralmente no final do inverno e início da primavera. No entanto, o primeiro requisito para que ele floresça é que ele não seja muito jovem.
Como outras plantas, uma planta de jade jovem não será capaz de se reproduzir. Suculentos especialistas apontam que, em média, uma planta pode levar até 10 anos para florescer. Mas, ocasionalmente, eles podem fazê-lo antes deste tempo.

Para conseguir isso, você precisa cumprir uma regra básica: dar-lhe as condições certas. Isso significa que não há muita umidade, nem excesso de sol.
- Fertilize-o corretamente. Para crescer e florescer, as plantas precisam ser bem nutridas, isso pode ser alcançado adicionando adubo ou fertilizantes naturais. Se você quiser garantir uma boa nutrição, você pode alimentar violetas africanas uma vez por mês da primavera ao verão.
- Cuide da sua rega. Um dos maiores erros que cometemos é o excesso de água, acreditando que estamos fazendo bem à nossa planta. Para evitar isso, regue apenas quando você notar que o substrato ou o solo está completamente seco; faça-o com muita água para que ele drene várias vezes pelo ralo.
- Dê um pouco de frio. Especialistas observam que colocar sua planta de jade no final do outono em uma área fria de sua casa ajudará a florescer. Apenas evite espaços abertos para evitar que congele.
Onde deve ser colocada uma planta de jade ?

A planta de jade é perfeita para dentro de casa, você pode colocá-lo na sala de estar ou sala de jantar, onde lhe dá luz suficiente, mas sem o sol bater diretamente, como poderia queimar suas folhas. É melhor se for mantido a uma temperatura quente a maior parte do ano.
Embora existam plantas que são perfeitas na cozinha ou no banheiro, esta não é uma delas, porque o banheiro tem muita umidade, enquanto a cozinha pode sujeitá-lo ao excesso de calor que o danifica e não permite que ele floresça.
Se você quiser tê-lo ao ar livre, ele também vai fazer bem, apenas tome cuidado para que não seja um espaço onde recebe luz solar direta a maior parte do dia.
Como eliminar pragas da minha planta de jade ?

Como a maioria de nossas plantas, a planta de jade pode enfrentar doenças e pragas, principalmente ácaros, cochonilhas, caracóis e fungos, bem como podridão por excesso de água. Para evitar que isso destrua sua planta, observe sua rega, especialmente na estação fria.
Se as pragas já o invadiram, você pode optar por um pesticida natural. Um eficaz e fácil de fazer é misturar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 1 colher de chá de sabão neutro ralado e 1 litro de água. Despeje em um frasco de spray, agite e pulverize as áreas afetadas.
Como reviver uma planta de jade ?

Um dos principais sinais de que algo está errado com sua planta de jade é que suas folhas estão começando a cair. Embora possa ser parte de uma renovação natural das folhas, isso acontece gradualmente e novas folhas aparecem.
Quando a queda é excessiva, pode revelar um problema, como irrigação muito abundante ou insuficiente, má drenagem que leva ao acúmulo de água, má qualidade do solo, falta de luz, pragas ou mudanças bruscas de temperatura.
Nesses casos, para reviver ou salvar sua planta de jade, a primeira coisa é identificar o problema. Se você notar que o solo está muito úmido, não regue novamente até que a planta esteja seca, se suas raízes não tiverem sido danificadas, ela poderá se recuperar.
No caso oposto, se você notar as folhas enrugadas e secas, pode precisar de água, comece a regar abundantemente até que a água saia dos orifícios de drenagem. Em ambos os casos, sua planta precisa ter uma boa drenagem, não apenas no vaso, mas também no solo.
Como propagar uma planta de jade ?

Para propagar sua planta de jade, primeiro você precisa fazer um corte. Obtenha-o cortando a ponta de um ramo de várias folhas e deixe-o curar ao ar livre.
Após pelo menos 1 dia, recomenda-se plantá-lo no centro, em uma panela com um bom substrato, certificando-se de que a drenagem esteja correta. O solo deve estar úmido e ligeiramente solto.