Fruto detox por excelência, cheio de vitaminas e antioxidantes, o limão tem mil virtudes: purifica o corpo, clareia a pele, clareia os cabelos, elimina maus odores, repele insetos e limpa com brilho as superfícies. Com tudo isso, como não sonhar em ter seu próprio limoeiro em casa? Já imaginou ter em abundância em casa sem gastar um centavo? Boas notícias: você mesmo pode germinar sementes de limão. E não é ciência de foguetes! Aqui estão os passos a seguir!
Como cultivar um limoeiro com sementes de limão?
Plantar e cuidar de um limoeiro pode até ser uma experiência muito gratificante, e não apenas para quem tem talento verde. Mesmo que você não tenha nenhum conhecimento especial de jardinagem, você pode fazer isso facilmente. Principalmente por não ser uma árvore muito exigente, necessita principalmente de sol. Fazer brotar um limoeiro a partir de sementes também não requer equipamentos complicados. Você provavelmente já tem tudo que precisa! Com um pouco de paciência e boa vontade, você se beneficiará de limões ilimitados. E se você ainda precisava de um bom motivo para embarcar nesta aventura, aqui estão alguns argumentos convincentes.
- Quais são as vantagens de ter um limoeiro em casa?
- Produz flores gloriosamente perfumadas, lindas folhas verdes brilhantes e bons frutos de cores vivas (amarelos e verdes).
- Esses frutos permanecem na árvore em boas condições por vários meses após o amadurecimento, permitindo o autoarmazenamento por longo prazo.
- Resultado: você obtém limões ricos em vitamina C, flavonóides e antioxidantes que combatem os radicais livres.
Portanto, se você deseja cultivar um lindo e perfumado limoeiro no jardim, no pátio ou até mesmo como planta de casa para dar um toque exuberante à sua decoração, leia o restante do nosso artigo.
Estas são as etapas a seguir:
- Corte um limão ao meio sobre uma tábua e retire as sementes. Descarte os que parecerem muito enrugados ou fatiados, pois não germinarão adequadamente.
- Em seguida, coloque as sementes intactas em um copo com água para ver se são viáveis. O pequeno truque: se afundarem, boa notícia, são bons para plantar; mas se você os vir flutuando, provavelmente não germinarão.
- Como os limões que você possui foram cultivados para dar sabor e não para produzir novas plantas, é melhor plantar pelo menos 5 sementes para colocar as probabilidades a seu favor e esperar uma germinação bem-sucedida.
- Depois de retirar as sementes da água, agora você precisa remover a camada de sementes. Porque ? Porque contém açúcares que promovem o apodrecimento durante o plantio. É verdade que o ácido ajuda a dissolvê-los durante a decomposição, mas isso pode demorar muito. Portanto, seria mais sensato acelerar esse processo de outra forma.
- Você pode remover essa camada lavando a pepita na torneira. Outra técnica comum: colocar a semente na boca e chupar até que o sabor do limão desapareça. Isso pode parecer estranho para você, mas aparentemente é uma maneira mais rápida de remover todo o revestimento.
- Alternativamente, você também pode remover a casca branca da semente. Mas atenção, é um pouco mais delicado: tem que fazer com muito cuidado para não danificar a semente que está dentro. Para fazer isso, use uma faca para criar um pequeno recorte para retirar a casca com mais facilidade.
- Outro cuidado importante: nunca deixe a semente secar, ela deve permanecer sempre úmida para germinar. E se não pretende plantar imediatamente, guarde em um copo d’água ou embrulhado em papel toalha úmido até a hora do plantio.
Nota : O ideal é semear em abril. Mas, na falta disso, você também pode fazer isso em qualquer época do ano. É possível plantar sementes de limão comprado em loja, embora alguns limões possam não ter sementes viáveis.
Como acelerar a germinação das sementes de limão?
Especificamos claramente que este tipo de plantio exige paciência. Mas se você está decidido a ter uma germinação mais rápida, existe uma técnica que pode facilitar isso para você. Consiste em “descascar” as sementes de limão. Com uma pinça, deve-se retirar a camada que cobre a semente e retarda seu crescimento. Após essa manobra, você precisará de um copo d’água, papel toalha e papel alumínio.
Aqui está o manual do usuário:
- Pegue o papel toalha, dobre-o sobre si mesmo e mergulhe-o na água.
- Em seguida, escorra para que fique úmido o suficiente, mas não encharcado.
- Abra a toalha e coloque as sementes bem espaçadas ao meio.
- Em seguida, dobre novamente para cobrir as sementes e dobre-o sobre si mesmo.
- Agora pegue o papel alumínio e dobre-o sobre o papel toalha. Você acabou de brincar com uma câmara de germinação para suas sementes.
- Basta esperar 2 ou 3 semanas deixando as sementes em local seco e quente.
Posso cultivar um limoeiro com sementes secas?
Não recomendamos esta abordagem. Para garantir que cresça, a melhor opção é germinar as sementes assim que retirá-las do limão fresco. Lembre-se de que quanto mais secas as sementes, menor a probabilidade de germinarem.
Quanto tempo leva para crescer um limoeiro ?
Depois que as sementes germinarem, enterre-as uma a uma em uma panela de barro. O ideal é usar um solo especial para mudas e cobri-lo com seixos de argila. Continue regando, embrulhe a panela em um saco plástico e coloque-a em um local bem iluminado, possivelmente perto de uma janela.
Mas atenção, não deixe em contato direto com a luz solar, caso contrário corre o risco de danificar os brotos. Dentro de um mês, normalmente, você terá pequenos limoeiros emergindo do solo. E já é uma grande satisfação! Você decide se quer cultivá-los juntos ou dividi-los para instalá-los em vasos diferentes.
Um limoeiro cultivado dentro de casa produz limões?
Normalmente não, mas não é impossível. Ao cultivar um limoeiro a partir de sementes , geralmente você pode esperar ter uma árvore exuberante dentro de casa que produz lindas flores. Mas se as sementes forem de excelente qualidade e você seguir à risca todas as orientações de germinação e cuidados com o limoeiro, ficará surpreso ao ver a produção de frutas frescas