
As capas de colchão são um complemento muito importante para as nossas camas, pois ajudam a proteger o colchão do desgaste, do pó e das bactérias.
Embora existam vários tipos de capas de colchão no mercado, aquelas com cantos elásticos são certamente as mais populares.
A presença dos cantos, de facto, permite cobrir confortavelmente o colchão e torna este tecido perfeitamente adaptável.
Porém, assim como o restante da roupa de cama, é importante cuidar desse tecido e lavá-lo seguindo alguns cuidados para não encurtá-lo ou esticá-lo.
Vamos ver juntos como lavar a capa elástica do colchão com cantos para não estragá-la e como deixá-la lisa e “passada” para uma cama na qual você vai querer mergulhar!
NB Aconselhamos que consulte sempre as etiquetas de lavagem antes de tentar lavar a capa do colchão seguindo as nossas soluções.
Antes de começar
Antes de ver os ingredientes que podemos usar para lavar melhor as capas dos nossos colchões, vamos ver juntos dois cuidados a seguir para mantê-los intactos.
Lavagem ideal
As capas de colchão de algodão, atoalhado, PVC e poliéster geralmente podem ser lavadas à mão ou na máquina de lavar a uma temperatura máxima de 30 graus.
Além disso, você também pode ligar a centrífuga, desde que seja delicada , para não ter medo de que se deformem ou enruguem muito.
No caso das capas de colchão de lã merino, porém, você pode lavá-las na máquina de lavar a uma temperatura máxima de 30 graus, mas não pode usar a centrifugação, pois pode causar a formação de fiapos.
Obviamente, consulte sempre primeiro as etiquetas de lavagem para avaliar a temperatura ideal.
Frequência de lavagem
No que diz respeito à frequência de lavagem , na realidade não existe uma regra específica. Porém, é aconselhável lavá-lo a cada 20 dias ou 1 vez por mês, dependendo da sua necessidade.
Lembre-se, porém, que a capa do colchão tem uma função muito importante, pois protege o colchão de manchas e bactérias.
Portanto, é necessária uma lavagem mensal para dormir em um ambiente mais saudável. Ao mesmo tempo, porém, não exagere com lavagens muito frequentes, pois você pode desgastar o tecido.
Dicas de lavagem
Depois de vermos alguns cuidados a seguir para não estragar a capa do colchão, vamos ver juntos os ingredientes naturais a usar na lavagem!
Sal e bicarbonato
O primeiro conselho que queremos dar é usar a combinação de sal e bicarbonato , eficaz para remover manchas difíceis e branquear o tecido.
Este remédio é especialmente indicado para a lavagem das mãos, o que lhe permitirá lavar a capa do colchão da forma mais adequada possível.
Em uma bacia, para cada litro de água adicione 2 colheres de sal grosso e 2 colheres de bicarbonato .
Alternativamente, você pode colocar meio copo de vinagre para cada litro de água.
Em seguida, coloque as capas do colchão por dentro e deixe-as de molho por algumas horas ou até a noite toda. Por fim, enxágue-os e deixe-os secar ao ar livre.
Se preferir, após este primeiro tratamento “ manual ” , também pode proceder à lavagem na máquina para uma limpeza ainda mais profunda.
Creme de tártaro
Outra forma de lavar o protetor de colchão envolve o uso de creme de tártaro, um agente fermentador muito semelhante ao bicarbonato de sódio.
Este ingrediente, em contato com a água, tem ação clareadora e removedora de manchas muito eficaz .
Em seguida, coloque um sachê de creme de tártaro em uma bacia com água e deixe a capa do colchão de molho durante a noite.
Na manhã seguinte, prossiga com a lavagem propriamente dita na máquina de lavar para deixar seu tecido mais limpo e cheiroso!
Refrigerante na máquina de lavar
Depois de vermos os ingredientes naturais a utilizar na lavagem ou na “pré-lavagem” à mão, vamos ver juntos como proceder à lavagem na máquina de lavar.
Neste caso, recomendamos o uso de bicarbonato de sódio , também conhecido como Solvay Soda.
Em seguida, adicione uma colher de bicarbonato de sódio no compartimento de detergente e inicie um ciclo de lavagem a 30° C.
Este composto irá branquear eficazmente o seu protetor de colchão sem deformá-lo e encolhê-lo!
Como secar
Terminado o ciclo de lavagem, é hora de deixar nosso protetor de colchão secar!
Em primeiro lugar, espalhe-o verticalmente ao ar livre , de modo a permitir que a força da gravidade o ” estique ” e amoleça.
Além disso, lembre-se de nunca expô-lo à luz solar direta para evitar manchas e amarelecimento.
Como evitar passar
Na maioria dos casos, não é necessário passar o protetor do colchão .
Porém, em alguns casos, tende a ficar tão enrugado que dá um aspecto não muito bonito à nossa cama.
Felizmente, porém, se seguirmos alguns cuidados, não há necessidade de passá-los.
Evite temperaturas excessivamente altas
Em primeiro lugar, lembramos que evite sempre temperaturas muito altas durante o ciclo de lavagem.
Na verdade, a água muito quente pode não só desgastar e deformar o tecido, mas também enruga-lo muito.
Portanto, siga sempre as temperaturas indicadas nas etiquetas de lavagem.
Agite
Imediatamente após a lavagem, retire o protetor de colchão da máquina de lavar ou da pia e agite-o vigorosamente para remover quaisquer vincos.
Além disso, certifique-se sempre de que esteja molhado e não apenas úmido. A água, na verdade, cria “ peso ” e permite que a capa do colchão fique reta e não forme vincos.
Como passá-los
Se, infelizmente, as capas do seu colchão estão muito amassadas e você não gosta da ideia de colocá-las assim na cama, então vamos ver juntos como passá-las !
Em primeiro lugar, equipe-se com um ferro a vapor e uma tábua de passar e passe primeiro toda a parte central. Concluída esta fase, passe o ferro sobre a primeira faixa entre canto e canto.
Em seguida, vire a esquina e passe a outra metade. Neste ponto, continue com os demais cantos seguindo o mesmo procedimento.
E voilà: o seu protetor de colchão está pronto para ser colocado na sua cama mais limpo e fresco do que nunca!