
Levante a mão se você não gosta de sapatos ! Pois sim, os sapatos são os nossos melhores amigos porque nos acompanham em tudo sem nunca nos cansarmos!
Escolhemos em todas as cores e modelos, sejam botas, sandálias, tênis e tudo mais. Em suma, são verdadeiramente uma das coisas essenciais!
Justamente por usá-los todos os dias, os sapatos tendem a ficar sujos e a perder o esmalte que acabaram de comprar.
Uma das formas de limpá-los é colocá-los na máquina de lavar , mas sabemos se todos os nossos sapatos podem ir para a máquina de lavar e quais as melhores formas de lavá-los?
Hoje vou esclarecer suas dúvidas contando tudo o que você precisa saber sobre como lavar os sapatos na máquina de lavar no inverno sem estragá-los!
Todos os sapatos podem ser lavados?
Aqui está a primeira pergunta que devemos nos fazer sempre que pensamos em limpar nossos sapatos.
Dado que o ideal seria sempre lavá-los à mão, nem todos os modelos podem , de facto, ser lavados na máquina de lavar.
Botas, sandálias, qualquer tipo de sapato que tenha um tecido delicado como couro , camurça , seda não podem ser lavados na máquina de lavar porque corre o risco de estragá-los mesmo com uma lavagem delicada.
Além disso, não é absolutamente recomendado colocar na máquina de lavar sapatos que tenham aplicações específicas nas laterais, como strass ou que tenham a sola danificada.
A essa altura você deve estar se perguntando quais podem ir para a máquina de lavar! Os sapatos ou chinelos de lona , podem ser novos novamente na máquina de lavar e já te direi como lavá-los.
Antes de lavar
Antes de lavar é importante tomar alguns cuidados para não perder nenhuma etapa.
Em primeiro lugar, retire os atacadores e as solas, pois podem deformar o calçado e correr o risco de danificar a máquina de lavar, pois os atacadores podem ser sugados e comprometer o correto funcionamento do aparelho;
Caso tenha manchas nos sapatos , trate-os previamente com um pouco de sabão de Marselha , é delicado e não danifica a superfície dos sapatos.
Dicas para uma lavagem perfeita
Neste ponto basta descobrir todas as dicas para uma lavagem perfeita!
Use o detergente certo
A primeira dica muito importante a seguir é colocar o detergente certo na máquina de lavar .
Como reconhecê-lo? Muito simples, desde que seja líquido e não em pó!
Os detergentes em pó podem ficar presos nas fibras dos sapatos e é improvável que desapareçam, a menos que você faça uma segunda lavagem.
Por isso prefira os detergentes líquidos, naturalmente recomendamos produtos ecológicos que não poluem o meio ambiente. Você também pode experimentar com flocos de sabão de Marselha!
Não encha demais
Outra coisa a ter em mente é não encher demais a lavadora.
Na verdade aconselho, se possível, que dedique uma lavagem apenas aos sapatos , talvez agrupe os que precisam de ser lavados e prossiga.
Porém, tome cuidado para não exagerar também neste caso: mesmo que você inicie uma lavagem apenas de calçados, deve haver 2 ou no máximo 3 pares dentro da máquina de lavar, para não fazer com que eles colidam muito entre si .
Rotação e temperatura
Aqui estão dois fatos muito importantes sobre quando você precisa fazer uma lavagem perfeita.
A rotação e a temperatura determinam o sucesso de muitos processos na máquina de lavar, na verdade devem ser bem ajustadas em função dos materiais, da carga e de muitas outras coisas.
No caso dos sapatos, a temperatura não deve ultrapassar 30/40 graus, caso contrário corre-se o risco de estragá-los.
No que diz respeito à centrífuga, é aconselhável não utilizá-la ou, se for absolutamente necessário, definir a velocidade para o mínimo.
Proteção
No início dissemos que é importante tirar os cadarços dos sapatos, mas onde colocá-los então?
Para maior proteção na lavagem, é necessário enrolar primeiro os cadarços em um pedaço de lona ou em uma bolsa especial.
Assim eles ainda vão lavar, mas sem danificar e criar ruídos dentro da máquina de lavar porque batem no tambor.
Para secar rapidamente
A fase de secagem, embora subestimada, é muito importante.
O sol pode ressecar e desbotar a cor natural dos seus sapatos, por isso guarde-os sempre ao ar livre, mas longe da luz solar direta.
Além disso, para acelerar esse processo, você pode usar um truque muito interessante!
São folhas de jornal , também utilizadas para outros métodos em casa! Basta colocá-los dentro dos sapatos e você verá que em pouco tempo eles estarão secos e super limpos!
Adeus maus cheiros
Finalmente vamos ver como dizer adeus aos maus cheiros nos sapatos .
Este é um problema que muitas vezes se repete devido ao suor e ao pouco fluxo de ar a que estão sujeitos todos os dias.
Os métodos descritos abaixo podem ser usados para sapatos que não podem ser lavados na máquina.
Você pode usar remédios naturais e muito eficazes:
- Amido de milho : basta espalhar um pouco do produto dentro dos sapatos e esperar que absorva todos os maus cheiros, depois sacudi-los e enxugá-los com um pano úmido.
- Bicarbonato de sódio : assim como o amido de milho, o bicarbonato de sódio também tem função antiodor . O procedimento é o mesmo descrito acima.
- Cascas de frutas cítricas : mesmo algumas cascas de laranja ou limão são suficientes para neutralizar os maus odores. Coloque-os nos sapatos lá fora na varanda e verá que em poucas horas os cheiros vão desaparecer!
Avisos
Lembro que é extremamente importante ler as instruções de lavagem dos sapatos para não danificá-los.