
Os tênis são usados não só por quem pratica esportes, mas também por quem os prefere pela leveza e conforto.
Geralmente usados para caminhadas ou todos os dias para ir ao trabalho , tendemos a sujá-los facilmente, fazendo com que pareçam velhos e desgastados .
Nesse sentido, hoje veremos juntos como lavar tênis na máquina de lavar seguindo estes passos para não estragá-los!
Antes de começar
Normalmente os tênis não são delicados, portanto, em geral, quase sempre é possível lavá -los na máquina de lavar. Porém, sugerimos que você ainda consulte as etiquetas de lavagem para ter certeza e não estragá-las.
Aconselhamos, no entanto, não lavar na máquina sapatos com solas danificadas, que podem sair completamente. Além disso, seria uma boa ideia remover os cadarços dos sapatos e colocá-los em um saco de algodão respirável antes de lavá-los na máquina de lavar.
Remover manchas
Antes de colocar o calçado no tambor da máquina de lavar, aconselhamos retirar e pré-tratar eventuais manchas, ou atuar localmente no anel ou mancha manualmente .
Você pode fazer isso esfregando sabão de Marselha ou sabão amarelo diretamente na mancha , que são conhecidos por suas propriedades removedoras de manchas e desengordurantes. Lembramos, aliás, que são os ingredientes básicos para fazer bastões tira-nódoas para usar em viagens!
Se seus sapatos, entretanto, forem brancos, você também pode esfregar uma mistura de pasta de dente branca e bicarbonato de sódio na mancha usando uma escova de dente . Neste ponto, vamos lavá-los na máquina de lavar para que os sapatos pareçam novos!
Insira os sapatos na cesta
Ao colocar os sapatos no tambor da máquina de lavar, primeiro lembre-se de agrupar todos os sapatos que precisam ser lavados para não lavar apenas um par. Ao mesmo tempo, porém, também é uma boa ideia não ultrapassar o máximo de 3 pares e não exagerar na quantidade de sapatos para lavar, pois caso contrário eles podem não só não ter espaço de material para serem bem lavados, mas também esbarrarem muito uns nos outros e ficarem danificados.
Portanto, evite a tentação de encher demais o tambor da máquina de lavar para lavar o máximo de coisas possível em um único ciclo de lavagem.
Use o detergente certo
Neste ponto, vamos ao detergente certo a usar, capaz de tirar manchas e limpar o calçado sem estragar o tecido. Em primeiro lugar, sugerimos que utilize sempre detergente líquido e não detergente em pó, pois este tende a penetrar nas fibras do calçado.
Portanto, seria uma boa ideia utilizar detergentes líquidos e delicados como sabão de Marselha, vinagre e bicarbonato . Se por um lado, de facto, são conhecidos pelas suas propriedades tira-nódoas, por outro também são eficazes na neutralização dos maus odores que frequentemente encontramos nos sapatos.
Defina a temperatura e gire
Por fim, basta definir o ciclo de lavagem mais adequado para o seu calçado. Recomendamos evitar girar ou reduzir a velocidade ao mínimo para não danificar os calçados e deformá-los.
Além disso, lembre-se de não ultrapassar 30/40 graus porque alguns materiais correm o risco de serem danificados por altas temperaturas. Como já mencionado, porém, antes de escolher o ciclo de lavagem adequado, consulte as etiquetas dos seus sapatos.
Para branqueá-los
E se você também quer clarear os sapatos, aqui vai um vídeo para ver como!
Avisos
Lembramos que é muito importante ler as etiquetas de cuidados antes de lavar os sapatos. Se seus sapatos podem ser lavados na máquina de lavar, não exagere, pois você pode estragá-los.