A argamassa para azulejos requer limpeza e manutenção regulares para permanecer limpa. Quer estejam ampliados, amarelados, enegrecidos ou sujos, você pode dar-lhes uma aparência limpa com essas dicas de vovó 100% naturais. Armamo-nos com um pouco de força de vontade e ingredientes eficazes e vamos lá!
A limpeza regular do pavimento nem sempre é suficiente para remover toda a sujidade presente nas juntas dos ladrilhos, que com o tempo adquirem um aspecto desgastado e descuidado. No entanto, ao utilizar os produtos certos e as técnicas adequadas , o seu pavimento pode facilmente recuperar todo o brilho.
Que métodos são usados para limpar eficazmente a argamassa de azulejos?
Se há uma área que não deve ser esquecida na hora de limpar o chão da sua casa são as juntas dos azulejos que acumulam sujeira no dia a dia. É portanto aconselhável utilizar produtos adequados para os desengordurar sem alterar o seu aspecto ou vedação.
– Blanc de Meudon para limpar juntas
Meudon branco
Ecológico e econômico, Blanc de Meudon é um produto natural e eficaz. Pode ser utilizado de diversas maneiras para limpar, remover manchas e esfregar superfícies e pisos. Não muito abrasivo, pode fazer maravilhas nas juntas dos ladrilhos sem danificá-las. Assim como o bicarbonato de sódio, o Blanc de Meudon é um pó branco que pode facilmente se transformar em uma pasta de limpeza. Para isso, basta misturar uma pequena quantidade deste produto com água e espalhar nas juntas. Aguarde alguns minutos antes de retirar a pasta com um pano de microfibra.
– Água oxigenada para limpeza de juntas
O segundo produto principal para limpeza de rejuntes de azulejos é o peróxido de hidrogênio, também chamado de peróxido de hidrogênio. Você pode usá-lo como limpador de rejunte sujo. Para isso, basta dissolver 2 colheres de sopa deste produto em uma bacia com 250 ml de água quente. Para maior eficácia, misture os dois ingredientes no último minuto e deixe agir. Em seguida, esfregue com uma escova ou esponja e enxágue. Seque o chão com um pano limpo.
Atenção: Recomenda-se testar o produto em um pequeno canto do revestimento e juntas. Dependendo dos seus componentes, estes podem ficar descoloridos pela ação do peróxido de hidrogênio.
– A pedra de barro para manter as juntas
Este produto natural é adequado para todos os tipos de superfícies. Não sendo agressivo, é frequentemente utilizado para limpar, desengordurar e polir superfícies sem danificá-las. Pegue uma esponja úmida e esfregue na pedra de barro. Para limpeza profunda, ensaboar o produto antes da aplicação. Em seguida, use esta esponja para esfregar as juntas dos azulejos antes de enxaguar com água. Tudo que você precisa fazer é olhar o resultado.
– Sabão preto para desengordurar as juntas
O sabão preto é um excelente aliado para limpar superfícies e desengordurar juntas de azulejos. Em vez disso, prefira a forma líquida, que é mais fácil de aplicar no chão. Para começar, coloque quatro tampas deste produto em um balde com água morna. Em seguida, esfregue com uma escova de cerdas duras em movimentos circulares sobre as juntas dos ladrilhos. Você descobrirá que a sujeira sai gradualmente das vedações e elas recuperam sua aparência limpa.
– Vinagre branco para descalcificar rejunte
vinagre branco
Todo mundo conhece as múltiplas propriedades do vinagre branco . Este ingrediente versátil também pode ter poder descalcificante quando aplicado em rejuntes de azulejos. Para isso, bastam dois copos de vinagre branco diluídos em um balde de água quente. Assim que a solução estiver pronta, despeje-a diretamente sobre a superfície a ser limpa. Isso dissolverá instantaneamente a incrustação que se formou nas juntas e dará ao seu revestimento uma aparência limpa. Você pode adicionar duas colheres de sopa de sal grosso, bicarbonato de sódio, detergente ou sabão preto à solução para limpar vedações muito sujas.
Com um pouco de esforço e esses ingredientes eficazes, você pode dizer adeus à sujeira na argamassa.