
A cabine de duche está certamente entre os componentes da casa de banho mais sujeitos a sujidades e problemas diversos .
É aqui, de facto, que encontramos manchas de calcário, pó e manchas de bolor devido ao contacto contínuo com a água.
Mas você sabia que apenas um remédio é suficiente para resolver todos esses problemas? Bem, sim! Vamos ver juntos do que se trata!
Para remover mofo
Comecemos por retirar o bolor que costumamos encontrar nos cantos da cabina de duche, nas calhas ou no silicone e que se apresenta em forma de manchas pretas.
O remédio que propomos consiste na utilização de vinagre, ingrediente conhecido pelas suas propriedades de limpeza, branqueamento e desengorduramento. Além disso, é uma dádiva de Deus contra o mofo. Basta, portanto, despejar o vinagre sobre um pedaço de microfibra (ou mais de um) e depois colocá-los ao longo dos trilhos e do silicone.
Em seguida, deixe agir por pelo menos 1 hora antes de esfregar cuidadosamente com uma escova de dente para retirar todo o mofo. E é isso!
Para remover calcário
Além do bolor, outro problema que encontramos frequentemente na cabine de duche diz respeito à presença de calcário , que se forma devido ao contacto contínuo com a água que liberta depósitos de calcário que normalmente se acumulam nas superfícies de aço, como as torneiras, aparecendo como manchas esbranquiçadas.
Felizmente, mesmo neste caso, o vinagre pode vir em nosso socorro, pois possui propriedades de polimento. Lembramos, aliás, que consegue fazer o inox da cozinha brilhar como um espelho! Portanto, você terá que colocar o vinagre em um borrifador e borrifar na batedeira, no cano do chuveiro e no chuveiro, depois deixar agir por cerca de 10 minutos e esfregar vigorosamente.
Para remover o calcário do chuveiro com mais precisão e também para liberar os orifícios entupidos, você pode tentar o truque do saco, que consiste em encher um saco plástico de comida com vinagre e mergulhar o chuveiro no interior . Em seguida, amarre o saco com um elástico, deixe o chuveiro de molho por cerca de 30 minutos antes de enxaguar : adeus calcário!
E se você quiser saber como fazer, aqui está um vídeo que vai te acompanhar passo a passo!
Para polir vidro
O calcário , no entanto, também se deposita no vidro, formando não apenas manchas brancas de água , mas também comprometendo o seu brilho e fazendo com que pareçam opacos.
Você ficará feliz, portanto, em saber que mesmo neste caso o vinagre pode vir em seu socorro para eliminar manchas de água e fazer o vidro brilhar como nunca antes! Em seguida, despeje quantidades iguais de vinagre e água em um borrifador , agite cuidadosamente para misturar os ingredientes e borrife essa mistura em toda a superfície do copo.
Neste ponto, esfregue suavemente com um pano de microfibra em movimentos circulares e as manchas de água serão apenas uma lembrança ruim!
Na verdade, para fazer isso ainda mais cedo, sirva-se de um rodo!
Azulejos e argamassa
No entanto, mofo, calcário e resíduos dos produtos utilizados durante o banho também se depositam nos azulejos e nas juntas, deixando-os pretos e sujos. Mas não se preocupe porque o vinagre também virá em seu socorro para limpar bem os azulejos e branquear as juntas enegrecidas!
Basta adicionar o vinagre a um borrifador e borrifar nessas superfícies, depois esfregar com uma escova de dentes e deixar agir por 1 hora antes de enxaguar abundantemente.
Base de chuveiro
Por fim, vamos ver como proceder com a limpeza da base de ducha , onde muitas vezes encontramos manchas amarelas que não são nada agradáveis de se ver. Já que o vinagre é usado desde as nossas avós para branquear superfícies e roupas , por que não usá-lo neste caso?
Em seguida, despeje metade da quantidade de vinagre e metade de água em um borrifador e borrife a mistura assim obtida na base de ducha . Por fim, deixe agir um pouco antes de esfregar com uma esponja macia e enxaguar: adeus manchas amarelas da sua base de ducha!
NB Lembramos que não use vinagre em ladrilhos de mármore ou pedra natural, pois pode corroê-los.
Avisos
Teste o vinagre primeiro em todas as superfícies antes de usá-lo. De referir ainda que não pode ser utilizado em mármore ou pedra natural.