
Uma das tarefas domésticas mais chatas e às vezes cansativas é certamente passar roupa . Muitas vezes esperamos até que haja uma pilha indefinível de roupas que parece não ter fim.
Embora seja necessário em alguns casos, é possível tomar pequenos cuidados para evitar passar a roupa .
Estas medidas são na verdade muito simples , mas dar-lhe-ão uma ajuda importante para evitar ao máximo passar a ferro !
Vamos analisar as diferentes fases para compreender todas as dicas úteis para roupas menos amassadas e mais fáceis de “tratar” .
Fase de lavagem
Temperatura baixa
Uma das primeiras medidas que você achará realmente muito úteis diz respeito à temperatura que escolhemos para lavar na máquina de lavar .
Ao lavar a altas temperaturas , as roupas tendem a apresentar mais rugas e consequentemente teremos necessariamente que passá-las.
Obviamente, existem peças (como roupas íntimas, por exemplo) que necessariamente precisam ser lavadas em altas temperaturas, por questões de higiene.
Mas um dos segredos para não passar a roupa é justamente preferir temperaturas mais baixas !
Centrífuga
A fase de centrifugação é essencial para eliminar o excesso de água e para “torcer” mecanicamente a roupa .
A questão é que quanto mais as torcemos , mais nossas roupas tendem a amassar .
Portanto, ao escolher o programa certo para você, reduza os ciclos de centrifugação . Você terá roupas menos torcidas , mas também menos amassadas .
Importância dos tecidos
Não esqueçamos que é muito importante seguir as instruções de lavagem que encontra na etiqueta, para poder lavar a roupa sem estragá-la .
Mas a composição do tecido também é muito importante. Melhor preferir roupas de algodão ou mesmo de jersey .
Além disso, principalmente no que diz respeito às camisas , existem tecidos “que não podem ser passados” em algumas lojas especializadas , o que nos dá a possibilidade de evitar esta tão odiada tarefa doméstica .
Devem ser evitadas roupas de poliéster , pois tendem a enrugar com muita facilidade, mas ao mesmo tempo são muito difíceis de remover.
Se você pendurar roupas em casa
Pode acontecer que seja inverno e não tenhamos oportunidade de pendurar a roupa ao ar livre , por isso somos obrigados a pendurá-la em casa .
No entanto, não é impossível secá-los o mais rápido possível , mas algumas regras devem ser seguidas :
- Neste caso, a centrífuga deverá realizar mais alguns ciclos. Quando está frio, se as suas roupas estiverem muito úmidas elas correm o risco de nunca secarem ou até cheirarem mal.
Um ciclo adequado ou uma centrifugação dupla permite-nos secar rapidamente as roupas penduradas em casa . - O cômodo que você escolher para o varal não deve ser muito pequeno. É sempre melhor abrir uma porta para que não se acumule umidade, que não seque a roupa e ao mesmo tempo não crie um ambiente saudável.
Se você tem ar condicionado, a função DRY vai te dar uma mão! - Você pode comprar uma toalha velha, mas absorvente, para roupas mais pesadas, como suéteres ou jeans.
Basta enrolar o vestido na toalha para absorver a maior parte da água. Desta forma as roupas não ficarão amassadas e você poderá secá-las mais rapidamente. - Para acelerar o processo de secagem, coloque o escorredor próximo a um radiador . Alternativamente, você pode aproximar um ventilador para simular o vento necessário para secar sua roupa.
Essas pequenas dicas serão úteis se estiver frio em sua casa e você não puder pendurar a roupa do lado de fora. Vejamos agora as técnicas para melhor distribuí-los e evitar passar a ferro !Como ter camisas perfeitas em apenas alguns passos!00:00
/01:00
Quando eles se deitam
Chegamos agora à fase mais importante , que nos permite pendurar a roupa sem necessidade de a passar . Aqui estão nossas dicas para você!
Distribua-os imediatamente
Parece trivial, mas quando o programa da máquina de lavar termina não deixamos a roupa no tambor .
O problema surge porque, quando os deixamos algum tempo na máquina de lavar , não só podem cheirar mal , mas ao mesmo tempo “amarrotam-se” e apresentam vincos maiores.
Então, com um pouco de paciência e organização , tire imediatamente suas roupas e proceda a pendurá-las.
Como pendurar roupas
Estes métodos são antigos e ao mesmo tempo eficazes . Você se lembra que nossas avós literalmente “batiam” nas roupas antes de pendurá-las ?
Pois bem, este gesto que nos remete a memórias maravilhosas é na verdade um passo fundamental para “passar” a roupa molhada.
Depois há outro problema: as marcas nos prendedores de roupa ! Muitas vezes nem o ferro consegue eliminar essas marcas.
Mas não se preocupe, nós temos a solução : coloque os prendedores de roupa em lugares escondidos nas camisas e nas calças. Você pode fazer isso próximo às costuras , por exemplo, sob as axilas ou nas laterais.
Mas se suas roupas permitirem, é só evitar usá-las!
Além disso, para alguns itens como camisas pólo ou até camisas , vai te ajudar muito pendurá-los depois de colocá-los nos cabides .
Assim não ficarão marcas e ficarão planos sem necessidade de passar a ferro!
Atenção! Quando pendurarmos as roupas, pendure-as do avesso , isso facilitará nosso trabalho mesmo na hora de dobrá-las.
Secagem
Quando as roupas secarem, retire-as do varal e não as deixe “apodrecer” na cadeira por muito tempo!
Este pequeno erro (um pouco como deixar a roupa na máquina de lavar) levará à formação de novos vincos . Neste caso, passar a ferro será inevitável!
Outro pequeno truque é passá-los com as mãos ao dobrá-los . Parece um gesto automático e insignificante, mas “acariciar” a roupa nos ajudará a evitar passá-la depois.
Passadeira vertical
Este aparelho , embora não seja conhecido de todos, pode fazer a diferença se precisar de um vestido de última hora e sem rugas.
Existem todos os tipos e em diferentes faixas de preço. O ferro vertical é uma alternativa muito válida ao ferro clássico .
Para muitos é mais rápido e menos cansativo, sem abrir mão de um resultado ideal!
Para quem tem secadora
Mais conselhos vão para quem usa a secadora . Este grande aliado em casa pode ajudar a limitar a fase de engomar das nossas roupas.
Alguns têm uma verdadeira função “anti-vinco” ou você decide iniciar programas mais delicados.
Avisos
Lembramos que é muito importante ler a etiqueta das nossas roupas , para lavá-las da maneira correta e sem cometer erros.