
As alcaparras são um elemento básico de nossa tradição culinária. As alcaparras clássicas “ não passam de botões de flores da planta com o mesmo nome. ¿Mas você sabia que os dentes de leão também produzem brotos comestíveis?
Se colhidos quando ainda são muito pequenos, os botões de dente de leão podem ser preservados e consumidos da mesma maneira que as alcaparras. Abaixo, explicamos como fazê-lo.
A primeira coisa que devemos fazer é procurar botões de dente-de-leão muito pequenos . Não é necessário coletar as flores fechadas no topo da planta, mas os botões fechados que estão mais próximos do solo.
Os dentes-de-leão produzem não apenas uma flor, mas várias ao longo da temporada. Mesmo se você colher todos esses botões secundários, a planta continuará a produzir flores.
Agora que você tem os botões de dente-de-leão, é hora de pegá-los usando vinagre e sal. Este método nos permitirá mantê-los por um período muito longo.
Você precisa: 150 gramas de botões de dente-de-leão, 150 ml de vinagre, 80 ml de água, 1 colher de sopa de sal.
Leve a água, o vinagre e o sal para ferver, mexendo bem para que se dissolva. Coloque as alcaparras em frascos de vidro e despeje a salmoura sobre elas.
Feche e guarde na geladeira. Alternativamente, processe os frascos para o banho de água por 10 minutos. Este último método nos permitirá manter os frascos fora da geladeira.