Como preparar herbicida caseiro com vinagre?

Quando se trata de cuidar do seu jardim, é importante eliminar ervas daninhas incômodas. Com as soluções certas não é difícil livrar-se deles. Essas são alternativas naturais aos produtos químicos para os quais você provavelmente possui os ingredientes, incluindo o vinagre branco.
Os herbicidas químicos são abundantes nos departamentos de jardinagem de supermercados ou lojas especializadas. Porém, nada melhor do que utilizar ingredientes naturais e não tóxicos para a saúde e o meio ambiente. Por isso, oferecemos-lhe este conselho à base de vinagre branco cujas propriedades são excelentes para erradicar rebentos indesejados.

Remoção de ervas daninhas – fonte: spm
logo pinterest
Remoção de ervas daninhas – Fonte: spm
Vinagre, um excelente produto contra ervas daninhas indesejadas
Se o vinagre é tão eficaz na eliminação de crescimentos indesejados no jardim, é graças ao ácido que contém. Isso quebra as paredes que cercam as células vegetais da erva daninha, removendo a umidade delas. Se você tiver qualquer tipo de vinagre, não hesite em usá-lo para esse tipo de tarefa, pois também tem a vantagem de não prejudicar as plantas próximas se você estiver obviamente atacando a erva daninha em questão. Porém, tenha cuidado porque mesmo que não afete outras plantas, elas não devem ser tocadas na aplicação do produto, pois afinal não é um herbicida seletivo. Ele corre o risco de matá-los por sua vez.

Além desses cuidados, também é aconselhável privilegiar a aplicação da solução de vinagre em dias ensolarados e não nublados. O vinagre e os raios UV trabalham em conjunto para erradicar as folhas indesejadas.

Pulverize uma planta
logo pinterest
Pulverize uma planta. Fonte: Spm
Como preparar a solução de capina à base de vinagre?
Aqui não se trata de usar apenas vinagre porque se quiser que funcione melhor deve ser combinado com sal grosso e detergente líquido ou sabonete líquido preto. Despeje um copo de sal e uma colher de detergente ou sabão preto em 3-4 litros de vinagre branco e misture bem para homogeneizar a solução. Obtenha uma das melhores soluções ecológicas contra ervas daninhas, ou seja, ervas daninhas. Despeje a solução em um borrifador antes de borrifar nas ervas daninhas.

Herbicida em spray – fonte: spm
logo pinterest
Herbicida em spray – Fonte: spm
Por um lado temos o sal que, combinado com o vinagre, contribui mais para dissolver a erva enquanto o detergente para a loiça ajuda a cobrir melhor as folhas. Claro, você pode optar por vinagre com maior nível de acidez. Neste caso, talvez seja melhor equipar-se com luvas e óculos de proteção antes de pulverizar o produto natural contra ervas daninhas.

Existem outras dicas que você pode usar como: água fervente, água do cozimento, álcool 80%, técnica de capina térmica ou até mesmo bicarbonato de sódio.

Outra técnica interessante é cobrir o solo com uma espessa camada de jornal para sufocar as plantas indesejadas. Isso impedirá que a luz solar atinja as ervas daninhas, impedindo que elas germinem.

Como lidar com ervas daninhas?
No entanto, a solução herbicida à base de vinagre não deve ser considerada o remédio absoluto para o manejo de ervas daninhas, pois também deve ser combinada com outras ações. Portanto, é aconselhável combinar a extração manual de ervas daninhas e a aplicação de herbicidas ecologicamente corretos para obter plantações de melhor qualidade.

Remoção de ervas daninhas – fonte: spm
logo pinterest
Remoção de ervas daninhas – Fonte: spm
Para manter as plantas saudáveis, também recomendamos cobrir o solo e adicionar cobertura morta. Desta forma, não só terá muito menos ervas daninhas, mas também se beneficiará de um jardim bem cuidado, sem recorrer à remoção química de ervas daninhas.

Além disso, apesar da eficácia da solução à base de vinagre, ela não deve ser utilizada porque, pela mesma razão que a torna um herbicida muito eficaz, pode ser comprometedora para os micróbios bons. Daí o interesse em usar cobertura morta com agulhas de pinheiro ou aparas de grama para evitar o desenvolvimento de ervas daninhas.

Tenha em mente, entretanto, que o vinagre funciona melhor com ervas daninhas pequenas e raízes superficiais. Em ervas daninhas teimosas com sistemas radiculares profundos, sua eficácia é menor. Neste caso é necessária a capina manual, que por vezes é a melhor forma de combater as ervas daninhas. Portanto, não hesite em rasgá-los à mão se achar necessário.

Portanto, alterne os herbicidas naturais com a remoção manual de ervas daninhas e você será bom em reduzir significativamente sua aparência.