Como prevenir a ferrugem do tomate? Os jardineiros compartilham os 8 passos que você absolutamente deve seguir para uma colheita saudável!

Se você tem um canteiro elevado em seu jardim, pode ter ouvido falar da requeima em tomates e outras plantas. Ou talvez você já tenha enfrentado esta doença? Nesse caso, você sabe que se trata de uma doença muito grave e que realmente não existem variedades de tomate que sejam 100% “imunes” contra ela, mesmo quando tratadas. Então, o que você pode fazer para prevenir a praga do tomate? Como reconhecer seus sintomas e interrompê-los? Nossos especialistas em jardinagem compartilham os 8 passos que você absolutamente deve seguir para evitar a requeima do tomate e ter uma colheita saudável e abundante!

O que é a requeima no tomate? Quais são seus sintomas?

Prevenir a praga do tomate Como

Para podermos prevenir a praga do tomate, devemos primeiro saber o que é. O míldio é uma doença fúngica bastante comum em plantas vegetais. Além dos tomates, também pode afetar batatas ou pepinos. Os esporos de fungos transportados pelo ar às vezes precisam de apenas algumas horas para infectar o caule e depois plantar inteiro!

A doença se espalha facilmente quando as temperaturas são altas e o solo úmido. É quase impossível salvar uma planta já afetada. Com o tempo, ele seca, assim como seus frutos.

Quais podem ser os sintomas da praga do tomate?

  • Manchas de cor marrom ou cinza e em diferentes formatos nas folhas
  • Essas manchas posteriormente se transformam em manchas grandes e de formato irregular, com uma borda cinza e marrom-púrpura de aparência oleosa.
  • O formato dos tomates fica deformado e eles começam a apodrecer
  • Um odor desagradável se desenvolve

Prevenindo a ferrugem do tomate: quais as dicas recomendadas pelos jardineiros?

Prevenir os sintomas da praga do tomate

Infelizmente, prevenir o míldio e tratá-lo não é fácil. A doença se desenvolve muito rapidamente em condições úmidas e com muita chuva. As oscilações de temperatura quando faz calor durante o dia e faz frio à noite também são uma condição favorável para o desenvolvimento dos sintomas. No entanto, aqui está o que você pode fazer para evitar a ferrugem do tomate, de acordo com especialistas:

Escolha uma variedade resistente ou tolerante a doenças

Prevenindo a praga do tomate Quão resistente é a variedade

As variedades que toleram o míldio incluem Mountain Magic, Celebrity, Rutgers, Juliet, Plum Regal e Red Pear. Infelizmente, ainda não há garantia de que estes tomates não desenvolverão a doença.

Pratique a rotação de culturas para prevenir a praga do tomate

rotação de culturas plantas tomates horta evitar míldio

A rotação de culturas é uma boa forma de evitar doenças nas plantas. Portanto, experimente plantar seus pés de tomate em uma área da horta que não tenha sido usada para plantar essa cultura ou batata, pimentão ou berinjela nos últimos dois anos.

Use treliças ou estacas para cultivar tomates

tomates em treliça ou estacas tomates com requeima o que fazer

Como a umidade é a principal razão para o aparecimento de míldio nas plantas, cultivá-las no alto de treliças ou postes permite que a folhagem seque muito mais rápido. O contacto com o solo também será limitado desta forma.

Espaçar os tomates ajuda a prevenir a ferrugem do tomate

Tratamento para plantação de tomates contra a requeima

Ao plantar seus tomates, certifique-se de dar-lhes espaço suficiente dependendo da variedade que você escolher. Isso otimiza o fluxo de ar e o acesso à luz das plantas e, portanto, as torna mais resistentes a doenças.

Veja também: Qual planta associar a uma hortênsia?

Cobertura morta para evitar o míldio

Quais doenças da cobertura morta das plantas de tomate

A cobertura morta é outra forma de prevenir a ferrugem do tomate. Experimente colocar uma camada de cobertura morta orgânica, como aparas de grama ou madeira. Portanto, o tomate não terá contato direto com o solo e, portanto, com os esporos que possivelmente nele estão contidos.

Regue as plantas na base

Como regar os tomates para evitar a requeima

Se possível, use um bastão de água ou uma mangueira de gotejamento para regar as plantas e preservar a folhagem da umidade. Isso ajudará a limitar o risco de requeima nos tomates.

Sempre remova as folhas infectadas

Tratamento natural dos sintomas do míldio do tomate

Se notar folhas doentes nas suas plantas, remova-as imediatamente! Mas tenha cuidado! Sob nenhuma circunstância as folhas das plantas infectadas devem ser compostadas! Recomenda-se queimá-los ou jogá-los em sacos plásticos.

Observe seu jardim em busca de sinais de doenças

Como parar de atrasar o jardim de tomate

Os especialistas sugerem observar seu jardim em busca de sinais de infecção pela requeima causada por tomates. É melhor fazer isso duas vezes por semana ou mais durante os períodos de chuva. Controle as culturas plantadas próximas umas das outras, plantando áreas perto de árvores ou arbustos ou em pontos baixos do solo.

Se as suas plantas já estão doentes, pode consultar os nossos artigos sobre como tratar a requeima do tomate!