Como prever um ataque cardíaco um mês antes de acontecer

O ataque cardíaco é uma das principais causas de morte em muitos países ocidentais. Os estilos de vida atuais, muitos dos quais errados, pioram a cada ano as estatísticas de mortalidade por esta condição. As três principais causas de ataques cardíacos são: hipertensão, colesterol e tabagismo.

Cerca de metade dos ataques cardíacos acontecem fora do hospital e o diagnóstico precoce é a chave para a sobrevivência. Segundo alguns estudos, diabetes, obesidade, má alimentação, sedentarismo e abuso de álcool são 5 condições que podem aumentar o risco de sofrer um ataque cardíaco.

sintomas de ataque cardíacoÉ importante reconhecer os sintomas de um ataque cardíaco, que podem ser sentidos muito antes de sofrer um ataque cardíaco. Nós os listamos abaixo.

Cansaço: Uma sensação repentina de cansaço pode ser um sinal de alerta. O coração trabalha mais quando as artérias começam a fechar. Atividades leves podem parecer muito cansativas.

Resfriados prolongados: Ter resfriados que duram muito tempo pode ser um sintoma de insuficiência cardíaca. À medida que o coração se esforça para bombear o sangue por todo o corpo, o sangue pode vazar para os pulmões. Se a tosse produzir muco branco ou rosa, este é mais um sinal de alerta.

Desconforto no peito: um dos sintomas mais comuns. Este sintoma pode apresentar-se de diversas formas: algumas pessoas sentem uma pressão no peito, outras uma sensação de ardor. Esses sintomas podem ser sentidos durante a atividade física ou em repouso.

Inchaço: Quando o coração tem dificuldade em bombear o sangue pelo corpo, as veias podem inchar, causando distensão. Pés, tornozelos e pernas são os pontos mais sujeitos a esse sintoma, por estarem mais distantes do coração.

Falta de ar: o coração e os pulmões trabalham em uníssono. Se o coração funciona mal, os pulmões sofrem, pois não recebem a quantidade de oxigênio de que necessitam. Isso causa dificuldade em respirar.

Tonturas: A circulação sanguínea é limitada quando o coração está fraco e o cérebro pode não receber a quantidade de oxigênio necessária. Você pode sentir tonturas constantes e neste caso deve chamar um médico imediatamente.