É possível propagar ramos de buganvílias? Com este método, o jardim e a varanda ficarão lindos em pouco tempo.
É possível propagar ramos de buganvílias com rapidez e rapidez, para ter um jardim perfumado e colorido? Existem muitas técnicas e métodos de cópia, graças às inúmeras dicas de viveiristas especialistas que enfatizam esta operação. Obviamente, se você não tem o mínimo de destreza e destreza verde, é melhor se ajudar passo a passo.
Propagação de ramos de buganvílias: conselhos de especialistas
As buganvílias fazem parte da grande família Nyctaginaceae . Na Itália é um verdadeiro símbolo, tanto que embeleza jardins e terraços com suas lindas cores. O período de floração máxima vai do verão ao outono. Para os amantes das flores, esta é sem dúvida a planta perfeita para dar um toque de luz e cor ao ambiente. Suas flores, para quem não sabe, são pequenas brácteas coloridas que abraçam as flores centrais de tonalidade creme ou amarela.
A planta é trepadeira , por isso é importante fornecer todos os tipos de suporte, para que fique confortável ao longo da estrutura fornecida. Viveiristas experientes confirmam que é possível propagar buganvílias com algumas técnicas particulares, utilizando puramente estaquia. O que é necessário para multiplicar esta linda planta? Tesoura afiada e esterilizada, folha de plástico transparente e recipiente rico em areia e turfa.
Enraizamento e multiplicação da planta
As mudas de buganvílias só podem ser obtidas de plantas já desenvolvidas, já floridas e também bem desenvolvidas (saudáveis). Prosseguimos fazendo um corte de cerca de 15cm, apenas de um galho maduro que fica abaixo do nó. A tesoura a ser utilizada deve ser desinfetada e afiada, cortando o galho perpendicularmente e não abruptamente.
Agora pegue um recipiente que seja fácil de pegar e mover, um grande vaso de plástico e um tanque de plantio. O recipiente deverá ser preenchido até a metade com areia grossa, enquanto a outra metade deverá ser preenchida com turfa . Com a ajuda de uma caneta deverá fazer furos em todo o solo, correspondentes às estacas a cultivar. Continue retirando todas as folhas basais das estacas, inserindo-as posteriormente nos buracos criados. De um corte ao outro deve haver 15cm de espaço, compactando o solo e nebulizando. Pegue a folha de plástico transparente pronta e coloque o vaso dentro de um terraço quando possível, ou em local seco, fechado e iluminado. Os especialistas também recomendam o uso de uma substância fitoestimulante, que ajuda a formar raízes de forma saudável e rápida.
Você também pode comprar pó para estacas (hormônios de enraizamento), que auxilia a estaca em seu máximo desenvolvimento e formação. Obviamente, o solo deve estar constantemente úmido, mas sem que a estaca fique molhada. A água da torneira ideal é a não calcária, com repouso de 24 horas. O enraizamento ocorre em cerca de um mês, tendo o cuidado de retirar a condensação da tampa plástica todas as manhãs. Após esse período, a planta pode ser transferida para um vaso maior e em área iluminada .