Esteticamente muito bonitas, elegantes e sofisticadas, as orquídeas são provavelmente as plantas de interior mais exigentes. Embora sejam plantas minimalistas, suas flores são capazes de realmente colorir e embelezar qualquer ambiente. Cuidar deles requer alguma atenção, mas não é particularmente difícil. Na verdade, é possível difundir essa ideia em casa em poucos passos simples e com alguns ingredientes naturais. Vamos ver como fazer isso.
Como propagar uma orquídea dentro de casa
Propagar uma orquídea dentro de casa parece uma tarefa difícil. Na verdade, basta um galho murcho de uma orquídea que pode parecer quase morta, uma banana pequena, canela em pó, um dente de alho, musgo, uma vela, uma garrafa de plástico e um pouco de água. . O processo é simples e requer apenas um pouco de tempo e paciência para a orquídea criar raízes.
Você deve primeiro localizar o galho a ser cortado. O melhor é escolher um galho sem flores ou botões. Corte-o do resto da planta e apare as pontas novamente até que o interior verde brilhante fique visível. Nossa nova planta de orquídeas nasceu deste ramo. Neste ponto é necessário descascar um dente de alho e inserir nele as pontas do galho. Com o dente de alho, deve-se massagear bem os dois lados verdes do galho. Isso evitará a formação de mofo ou fungo e evitará o apodrecimento do galho.
Agora pegue uma vela e acenda-a. Quando a cera começar a escorrer, use-a para selar as pontas do galho. Isto pode parecer uma prática que impede a planta de respirar ou germinar. Na verdade, esta técnica serve para evitar que o nosso ramo perca água. Agora que você preparou o branch para propagação, basta continuar com o procedimento.
O processo de propagação
Pegue sua banana pequena, descasque-a e coloque as frutas e as cascas no liquidificador. Em seguida, adicione um litro de água e misture tudo bem . Se obteve um composto líquido, equipe-se com uma peneira e filtre a substância obtida em uma jarra de vidro .
Esse líquido serve como ativador do galho, que fica completamente imerso em recipiente hermético por pelo menos 20 minutos . Enquanto isso, coloque uma colher de chá de canela e um litro de água fervente em outra panela. Misture bem esta mistura e deixe esfriar.
Assim que atingir a temperatura ambiente, também neste caso, proceda filtrando tudo bem . A mistura de água e canela servirá de desinfetante para o musgo onde colocaremos nossa futura orquídea. Em seguida, mergulhe a mousse na mistura e deixe de molho por 20 minutos . Após esse tempo, esprema bem e deixe secar sobre papel toalha.
Agora basta construir sua própria estufa em miniatura onde colocará o galho da orquídea . Pegue uma garrafa grande de água e corte um terço no fundo. Deixe uma parte junta para poder abrir e fechar.
Coloque algumas pedrinhas no fundo da garrafa , que servirão de ralo para que a água não fique estagnada. Em seguida, coloque o musgo por cima, coloque o galho da orquídea na horizontal e umedeça-o com a mesma água em que foi imerso.
Pulverize completamente com uma pequena quantidade de água e feche o frasco para manter a umidade. Continue com a nebulização regular e depois de algumas semanas você já verá os primeiros brotos . Recomendamos manter o galho na estufa caseira por pelo menos dois meses