Como reconhecer o símbolo de calor rotativo do forno?

Os símbolos nos fornos modernos podem por vezes parecer hieróglifos misteriosos e difíceis de decifrar, mas contêm informações essenciais para uma cozedura perfeita. Um destes símbolos enigmáticos que certamente já deve ter notado, mas sem saber a sua importante utilidade, representa a chamada função “calor rotativo”. Qual o seu papel na preparação de pratos culinários? Nas linhas seguintes iremos desmistificar este símbolo do calor rotativo e revelar os motivos pelos quais deve adotar esta funcionalidade na cozinha.
Compreendendo o símbolo do calor giratório
Se você adora cozinhar boa comida para você e seus entes queridos, o calor giratório pode se tornar seu melhor amigo. Imagine o seu símbolo como uma varinha mágica para o seu forno, capaz de transformar a sua experiência culinária. Uma espécie de ‘game changer’ que lhe garantirá pratos perfeitos, evitando muitos inconvenientes. Vamos ver em detalhes.

O que é o calor do ventilador?
Como o nome sugere, o aquecimento por ventilador é um recurso do forno, alimentado por um potente ventilador e sistema de exaustão que circula o ar quente uniformemente por todo o aparelho durante o cozimento.

Símbolo de calor giratório_
logotipo do pinterest
Símbolo de calor giratório. Fonte: spm
Importância do símbolo de calor convectivo na cozinha
A presença do símbolo de calor convectivo no seu forno deverá encantá-lo, quer seja um cozinheiro novato ou um cordon bleu experiente. E a razão é bastante simples: você preparará pratos melhores e uniformemente cozidos. No seu funcionamento, o calor rotativo ajuda a reduzir as variações de temperatura para um lado ou para o outro (pontos quentes e frios). Teremos, portanto, uma cozedura uniforme, mesmo em múltiplas prateleiras. Alguns fornos com ventilador ainda mais avançados apresentam um terceiro elemento de aquecimento denominado calor “forçado” ou “combinado”, que distribui de forma inteligente o ar quente na parte superior, inferior e nas laterais dos pratos. O resultado significa tempos de cozimento mais rápidos, mas não é tudo. Este tipo de forno também elimina a necessidade de virar os alimentos durante o cozimento e geralmente é recomendado para assar carnes.

Diferença entre forno de convecção e aquecimento tradicional
Você pode ter alguma dificuldade em distinguir um forno de convecção tradicional de um forno de convecção apenas olhando sua aparência externa. A principal diferença está no modo de funcionamento, ou seja, na forma como o calor é distribuído em seu interior.

Os fornos de convecção estão equipados com um ventilador que garante uma distribuição uniforme do ar quente na cavidade do forno e uma cozedura uniforme dos pratos.

Os fornos convencionais utilizam elementos de aquecimento localizados na parte superior e inferior da cavidade do forno para cozinhar grandes cortes de carne ou grelhar alimentos. Quanto às sobremesas, são colocadas na prateleira central para uma cozedura mais adequada.

Este tipo de forno tem a vantagem de ser económico (menos caro que um forno ventilado), de ter tempos de cozedura, regulações e funções a que a maioria dos utilizadores está habituada, mas também de corresponder à maioria das receitas, adaptando-se a diversas preparações. No entanto, a sua utilização apresenta diversas desvantagens como tempos de cozedura mais longos, maior consumo de energia devido à dispersão do calor, mas também e sobretudo cozedura desigual dos alimentos.
Em fornos com aquecimento por ventilador, o ventilador pode fazer barulho. Sem esquecer o seu elevado preço face ao forno tradicional.

Benefícios do Calor por Convecção
Assim como os fornos de calor tradicionais, os fornos de convecção também possuem os mesmos elementos de aquecimento, mas com a adição de um ventilador e sistema de exaustão que circulam o ar quente ao redor dos alimentos, e isso faz a diferença. Aqui estão algumas vantagens:

Cozedura uniforme
O funcionamento do forno ventilado baseia-se na presença de um ventilador e de um sistema de extracção que garantem a circulação contínua do ar quente. Esta característica permite que os alimentos beneficiem de uma boa e constante distribuição do calor, garantindo assim uma cozedura uniforme de todos os pratos posicionados nas diferentes grelhas. Assim, você não precisa se preocupar com o fato de um lado da preparação estar cozido demais (ou queimado) ou o outro mal cozido. Num forno normal, muitas vezes é necessário virar o prato três ou quatro vezes para obter uma cozedura uniforme, porque o calor se espalha principalmente na vertical.

Forno com aquecimento rotativo para uma cozedura uniforme
pinterest logo
Forno com aquecimento rotativo para uma cozedura uniforme. Fonte: spm
Um forno ventilado permite preparar com perfeição muitos tipos de pratos. Isto inclui preparações à base de carne, peixe, vegetais ou mesmo delícias doces como sobremesas, pastelaria ou mesmo pão. Mas nem sempre é fácil encontrar receitas elaboradas especificamente para este tipo de forno. Aqui estão algumas sugestões de pratos que você pode experimentar cozinhar em casa com o forno de convecção.

Alguns pratos melhor cozinhados com cozimento ventilado
Pizza vegetariana: As pizzas estão entre os pratos que se cozinham perfeitamente com o forno ventilado. Isso torna a crosta rapidamente crocante, ao mesmo tempo que garante um cozimento uniforme da massa e das coberturas. Uma pizza vegetariana é, portanto, uma ótima opção de refeição saudável a ser considerada para você e sua família.
Tacos de Bacalhau Selvagem Grelhado: Para esta receita que pede grelhar o peixe em calor de convecção, o modo grelhador aquece rapidamente o forno. O seu peixe ficará pronto em poucos minutos e com certeza você apreciará essa rapidez na hora da refeição.
Batatas fritas assadas crocantes: Como você provavelmente sabe, batatas fritas assadas crocantes são um acompanhamento que combina perfeitamente com muitas refeições. Ao utilizar a função de ventilação do forno, pode conseguir uma cozedura fácil e uniforme, sem ter de os virar durante a cozedura. Basta batatas, azeite, uma pitada de sal e alguns minutos no forno para obter lascas perfeitamente douradas.
Couves de Bruxelas Assadas: Para dar um sabor especial a estes vegetais, nada como cozinhá-los no forno em lume rotativo, guarnecido com um vinagrete que lhes confere um sabor delicioso.
Peitos de frango: Para um cozimento perfeito, opte por cozinhá-los em forno ventilado. Então sim, você pode fazer sua receita em qualquer forno, mas com esse método você pode preparar uma refeição saudável, suculenta e macia em apenas 30 minutos!
Muitos outros pratos, como caçarolas, pães e bolos ou mesmo biscoitos, são particularmente adequados para este método de cozedura. Se você costuma cozinhar um dos pratos listados abaixo, comprar um forno de convecção será um investimento inteligente:

Poupança de tempo e energia
A tecnologia de aquecimento ventilado, graças ao fluxo contínuo e uniformemente distribuído de ar quente, é um verdadeiro recurso para poupar tempo e energia na cozinha. Os alimentos cozinhados em fornos equipados com esta função são cozinhados mais rapidamente. O calor de convecção reduz, portanto, os tempos de cozimento em 25% em comparação com o calor tradicional. Esta aceleração do processo deve-se ao ar quente que circula constantemente pelos alimentos e permite uma cozedura uniforme e eficiente. Além disso, os fornos ventilados oferecem uma vantagem adicional em relação aos modelos tradicionais, pois reduzem os tempos de pré-aquecimento, permitindo um início mais rápido da cozedura.

Como identificar o símbolo de ar quente
Você pode identificar o símbolo de ar quente no painel de controle do forno. Geralmente o símbolo é representado na forma de um ventilador dentro de um círculo, representando portanto a difusão do ar quente por todo o aparelho que permite o cozimento uniforme das refeições. No entanto, alguns fabricantes podem variar ligeiramente o design do símbolo.

A função ar quente é representada por um símbolo em forma de leque no painel de controle do forno
pinterest logo
A função ar quente é representada por um símbolo em forma de leque no painel de controle do forno. Fonte: spm
Símbolos comuns em fornos
Os símbolos padrão que você pode ver em um forno de convecção variam dependendo da marca e modelo do aparelho, mas também das opções adicionais que o acompanham:

Um entusiasta

Um ventilador: Este é o símbolo mais comum para designar o calor rotativo. Pode parecer um pequeno ventilador ou um ícone de turbina de três pás, indicando que o calor está distribuído uniformemente por todo o forno.

Um ventilador com duas linhas horizontais

Ventilador com duas linhas horizontais: Você pode ver o símbolo do ventilador acompanhado de uma ou duas linhas horizontais representando as fontes e a circulação do ar quente no forno. Este símbolo indica que o calor vem de cima e de baixo e o ventilador localizado na parte traseira tem a função de distribuí-lo uniformemente. Desta forma, a temperatura permanece substancialmente constante em todo o forno, mesmo entre duas placas, garantindo uma cozedura uniforme em todos os níveis.

Um ventilador com uma linha horizontal embaixo

Um ventilador com uma linha horizontal embaixo: Este símbolo também é chamado de “modo Pizza”. Esta é uma combinação do calor do ventilador e do elemento de aquecimento na parte inferior do forno que oferece uma vantagem fundamental: o calor do fundo garante uma crosta de pizza crocante, enquanto o calor do ventilador garante um cozimento uniforme. No entanto, esta abordagem não se limita à pizza. Você pode utilizá-lo no preparo de todos os pratos que exigem o cozimento correto da crosta, como quiche.

Um leque com uma linha ondulada (grade)

Ventilador com linha ondulada (grelhador): Este símbolo indica que o grelhador e o ventilador são ativados alternadamente para criar um efeito de espeto rotativo. Este método é equivalente a girar o espeto enquanto cozinha um pedaço de carne. Esta é, portanto, a forma ideal de obter rapidamente carnes e aves crocantes e de pele dourada. Lembre-se que se utilizar o grelhador apenas para pedaços grandes de carne ou peixe, existe o risco de queimar o exterior e deixar o interior cru.

Ventilador térmico ecológico

Ventilador Eco: em alguns fornos modernos, o símbolo do ventilador pode ser exibido seguido de “Eco” que indica cozimento ventilado com baixo consumo de energia. Esta função permite cozinhar em lume brando, num único nível, sem necessidade de pré-aquecimento.

Aqui estão alguns exemplos de símbolos que você pode encontrar em fornos com função ventilada dependendo da marca:

Forno Whirlpool
Forno de encastrar da marca com aquecimento rotativo
logo pinterest
Forno de encastrar da marca com aquecimento rotativo. Fonte: spm
Neste forno de embutir da marca Whirlpool, o símbolo do calor giratório é representado por uma turbina de três pás circundada por um círculo. Também é acompanhado por outro símbolo de calor giratório representado por uma turbina entre linhas horizontais.

Forno Bosch
Forno de encastrar da marca Bosch com função de aquecimento rotativo
logótipo pinterest
Forno de encastrar da marca Bosch com função de aquecimento rotativo. Fonte: spm
A marca Bosch utiliza o símbolo de um ventilador dentro de um círculo para indicar a função de aquecimento do ventilador.

Forno Siemens
Painel de controle para forno de embutir da marca Siemens
logo pinterest
Painel de controle para forno de embutir da marca Siemens. Fonte: spm
Os fornos Siemens possuem símbolos de aquecimento de ventilador semelhantes. No entanto, o estilo dos pictogramas é marcadamente diferente daqueles das marcas Bosch e Whirlpool.

Forno Brandt
Forno embutido da marca Brandt com função de ventilador
pinterest logo
Forno embutido da marca Brandt com função de ventilador. Fonte: spm
Os fornos da marca Brandt geralmente apresentam um símbolo semelhante a um ventilador para indicar a função do ventilador. Este modelo também apresenta várias outras opções de aquecimento com ventilador forçado, incluindo o modo de aquecimento com ventilador forçado com eficiência energética representado aqui pela palavra “Eco”.

Forno Kitchenaid
Painel de controle para um forno da marca Kitchenaid com funcionalidade de aquecimento por ventilador
logo pinterest
Painel de controle para um forno da marca Kitchenaid com funcionalidade de aquecimento por ventilador. Fonte: spm
No painel de controlo deste forno da marca KitchenAid, as diferentes funções da ventoinha não são indicadas por símbolos, mas sim por palavras que designam as diferentes opções disponíveis.

Onde encontrar este símbolo no seu forno
Os fornos modernos geralmente possuem símbolos no painel de controle. Essas representações visuais permitem que os usuários entendam rapidamente os diferentes recursos do seu dispositivo. Para localizar o símbolo da função de aquecimento do ventilador, a primeira coisa é dar uma olhada no botão de ajuste ou no painel de controle. Normalmente você verá um pequeno ícone de leque. Isto indica que o seu forno está equipado com esta função.

Utilização ideal do ar quente
A utilização do ar quente pode melhorar as suas capacidades culinárias e permitir-lhe preparar refeições saborosas e perfeitamente cozinhadas, graças aos benefícios que oferece. No entanto, você precisa saber como e quando usá-lo. Vamos ver isso juntos.

Quando utilizar a função ar quente
A utilização do ar quente deve ter em conta o tipo de alimento que se está a cozinhar. É portanto uma boa forma de assar carne, legumes, rodelas de batata, ou para reaquecer pratos como frango frito, ou mesmo para cozinhar pizzas. Digamos que o aquecimento rotativo seja ideal para alimentos saborosos cozidos no fogão. Também é eficaz ao cozinhar alimentos em várias prateleiras ao mesmo tempo, por exemplo, ao assar várias assadeiras.

No caso de sobremesas e pastelaria, este método de cozedura pode não ser adequado para algumas receitas. Como disse a confeiteira Paola Velez ao Washington Post, esse é o caso dos macarons, que podem ser difíceis de cozinhar, pois esses biscoitos, que devem ficar completamente imóveis para assar corretamente, podem deformar-se devido à ventoinha do forno. O mesmo acontece quando se tenta torrar coco ralado.
Bolos cremosos, como pudins e cheesecakes, também são melhor preparados em ambiente de cozimento úmido, tornando o cozimento em leque uma opção menos adequada para esse tipo de cozimento.

O calor por convecção é ideal para cozinhar em várias prateleiras
pinterest logo
O calor por convecção é ideal para cozinhar em várias prateleiras. Fonte: spm
Dicas para cozinhar perfeitamente com calor convectivo
Para aproveitar ao máximo o calor convectivo do seu forno, aqui estão algumas dicas que você deve saber:

Defina o cronômetro mais cedo: Com uma distribuição de calor mais uniforme no forno ventilado, você pode cozinhar certos alimentos mais rapidamente. Tudo o que você precisa fazer é definir o cronômetro de cozimento 10-15 minutos antes do indicado na receita.
Abaixe a temperatura: Reduza a temperatura recomendada na receita em 25 graus Celsius. Como mencionado acima, a maioria das receitas são elaboradas para serem preparadas no forno tradicional. Esta redução de temperatura permitirá cozinhar os alimentos a uma temperatura adequada, sem afetar o tempo de cozedura.
Não sobrecarregue o forno: certifique-se de que deixa sempre espaço suficiente no interior do forno para permitir a livre circulação do ar quente e favorecer uma cozedura uniforme e óptima dos seus preparativos. Geralmente é aconselhável manter pelo menos 5 centímetros de espaço acima, abaixo e ao redor dos alimentos.
FAQ
As receitas podem ser convertidas para aquecimento assistido por ventilador?
Sim você pode. Mas devido às diferenças no seu modo de funcionamento, uma receita pensada para o forno tradicional requer alguns cuidados para ser adequada ao cozimento em forno ventilado, aqui vão algumas dicas a seguir:

A maioria das receitas assadas são originalmente elaboradas para fornos tradicionais. Por isso, quando você decide usar um forno ventilado para seus preparos, é necessário um ajuste. Reduza a temperatura recomendada em 25 graus Celsius e monitore o cozimento. Para muitos pratos, a redução da temperatura não afecta os tempos de cozedura, pelo contrário. Por segurança, verifique seus pratos no meio do cozimento para avaliar seu progresso.
Alguns fornos ajustam automaticamente a temperatura ao usar a convecção.
Ao cozinhar com ventilador, certifique-se de não obstruir a circulação de ar. Para isso, use panelas com laterais baixas, como assadeiras, para permitir que o ar circule livremente ao redor dos alimentos.
O calor gerado pelo ventilador é mais saudável?
Os fornos de convecção foram concebidos para optimizar a cozedura e o seu impacto na preparação, mas também nos alimentos, é significativo: os tempos de cozedura são reduzidos, o que significa menos espera. Sua ação mais rápida sobre a carne também é importante, pois ajuda a reter os sucos em seu interior. Além disso, os fornos ventilados melhoram a qualidade nutricional das refeições, preservando os nutrientes essenciais, melhor do que os fornos térmicos tradicionais. Finalmente, a sua capacidade de cozinhar vários pratos ao mesmo tempo, cada um com as suas próprias necessidades culinárias, torna-os extremamente convenientes para cozinheiros domésticos.

Como posso saber se o meu forno tem função de ventilação?
É muito fácil determinar isso. Ao ligar o forno, o ventilador é acionado automaticamente, com um ruído audível vindo do exterior. Então ouça e você saberá. Mas mesmo sem ligar o forno, você pode experimentar essa funcionalidade olhando o painel de controle externo. Procure um símbolo de leque de três lâminas dentro de um círculo. Esta é a marca registrada de um forno de convecção.

Qual método usar para fazer um bolo: ventilador ou calor tradicional?
Se você cozinha em um forno que oferece calor tradicional e ventilado, opte pelo primeiro se o seu prato exigir um cozimento lento e em fogo baixo, como bolos. A cozedura ventilada é particularmente adequada para cozeduras rápidas a altas temperaturas.