A geladeira funciona permanentemente, é constantemente solicitada pelos moradores. Dia ou noite, nunca o desligamos. É por isso que é um dos eletrodomésticos que mais consome energia elétrica na casa. Quase 25% do valor total da fatura energética, o que está longe de ser desprezível. Você achou que era impossível reduzir esse consumo? Bem, contra todas as probabilidades, existe uma maneira de controlá-lo e limitá-lo um pouco. Ainda é necessário tomar alguns cuidados e evitar alguns erros recorrentes. Siga nossos conselhos!


Geladeira – Fonte: spm
Modelos mais antigos de geladeiras consomem mais eletricidade
Sua geladeira tem dez anos ou mais? Talvez seja hora de mudar isso. Um modelo mais novo pode reduzir o consumo de energia em até 40%. É verdade que a compra é bastante cara, mas seu desempenho será mais eficiente e o impacto energético mais otimizado. Especialmente porque você economizará muito mais dinheiro no longo prazo.
As vedações estão realmente apertadas?
Quando ainda intactas, as vedações da porta do refrigerador vedam perfeitamente e garantem que o ar frio permaneça preso. Portanto, o aparelho é econômico e não utiliza muita energia para resfriar o ambiente. Mas com o tempo, eles podem se soltar e funcionar menos bem, permitindo que o ar frio escape mais rapidamente.
Como verificar a adequação das juntas do seu refrigerador? Feche a porta da geladeira e coloque um pedaço de papel (ou uma nota) entre o lacre e a porta. Se sentir resistência ao remover a película, a vedação ainda está em boas condições. Por outro lado, se sair com muita facilidade, pode ser necessário limpar ou substituir a vedação do refrigerador.
Outra dica: você também pode colocar uma lanterna na geladeira à noite ou quando a cozinha estiver escura. Feche a porta da geladeira. Se a luz estiver visível, significa que a vedação não é mais hermética.
Não coloque o seu frigorífico perto de uma fonte de calor.
A localização do seu aparelho não é insignificante: é até um fator importante que pode influenciar no consumo de energia. Portanto, se for exposta ao sol diariamente ou se for colocada diretamente ao lado de um fogão ou forno, a geladeira terá que trabalhar mais e demandar mais energia. Portanto, para reduzir custos, é fundamental colocar o aparelho em um local o mais fresco e sombreado possível.


Congelador – Fonte: spm
O compartimento do congelador deve ficar na parte superior.
Por questões de eficiência energética, seria mais sensato optar por frigoríficos com congelador localizado na parte superior, pois consomem 10 a 25% menos energia do que os modelos com compartimento localizado na parte inferior. Estes últimos requerem ventiladores adicionais que trazem o ar frio para cima. No entanto, os refrigeradores modernos usam o efeito natural do ar frio descendo devido à sua maior densidade para resfriar o fundo mais rapidamente.
Não deixe a geladeira muito fria.
Se a temperatura do seu refrigerador estiver muito baixa, ele necessariamente consumirá mais eletricidade para manter essa temperatura. Exceto que, em determinado momento, pode formar-se gelo, o que muitas vezes afeta a eficiência do dispositivo. De acordo com a Agência Alemã de Energia (via Chip), geralmente é recomendada uma temperatura de 7°C. No entanto, a maioria das pessoas ajusta o seu dispositivo entre 0 e 5°C. O que talvez você não saiba é que apenas dois graus mais frio seriam suficientes para aumentar o consumo de eletricidade em cerca de 10%. Além disso, se já se formou uma camada de gelo nas paredes internas, descongele imediatamente a geladeira.