Como remover arranhões na madeira com remédios naturais

A madeira é um dos materiais mais elegantes com que podemos decorar as nossas casas: seja madeira clara ou escura, a sua beleza confere charme aos ambientes domésticos .

Mas a madeira é tão bonita quanto delicada .
Portanto, quem possui móveis de madeira ou piso em parquet sabe bem que às vezes não é preciso muito para danificá-los, às vezes para sempre.

Na realidade, porém, às vezes os arranhões na madeira não são um dano tão grave quanto podem parecer: você pode tentar remediá-los com nossos conselhos simples !

Obs . Não se esqueça de verificar sempre o tipo de madeira, para evitar que os remédios propostos sejam muito agressivos e acabem danificando ainda mais!

Álcool e água

Um pequeno arranhão ? Não se desespere.
Pegue um pouco de álcool desnaturado e dilua em um pouco de água . Em seguida, pegue uma bola de lã e mergulhe na mistura.

Esfregue a superfície da madeira onde está o arranhão e depois massageie com movimentos circulares.

Com suas propriedades matificantes , o álcool ajuda a cobrir os arranhões.
Mas tome cuidado para não usar muito, caso contrário corre o risco de descolorir um pouco a madeira.

Este método também pode ser usado para eliminar estrias ou manchas persistentes . Ver é crer!

Grãos de café

Para arranhões pequenos , mas um tanto grandes , a borra de café é uma excelente solução.

Pegue duas borras de café , deixe esfriar e coloque em uma tigela.
Depois de esfriar, adicione uma colher de chá de água e uma de óleo de linhaça. Alternativamente, você pode usar azeite .

Misture até obter uma mistura pastosa e não muito líquida. Se a mistura ficar muito aguada, adicione outra borra de café. Se, no entanto, estiver muito sólido, adicione um pouco de água.

Pegue a mistura e espalhe sobre o arranhão. Deixe agir por cerca de 30 minutos e depois enxágue com água.

Na verdade , o café possui propriedades nutritivas que, combinadas com as propriedades suavizantes do óleo, podem reparar danos à madeira.

Noites

Deliciosas de comer, as nozes também são uma aliada perfeita no combate aos arranhões na madeira , principalmente os maiores e mais evidentes.

Cartuchos

Para melhor aproveitá-los, pegue as cascas de 5/6 nozes , pique-as até obter uma farinha de verdade. Adicione uma colher de azeite e misture .

O composto deve então ser esfregado no arranhão seguindo a fibra da madeira. Com a sua compostura e afinidade de propriedades e cores , a noz preenche os riscos, colmatando-os.

resultado pode ser verdadeiramente surpreendente , principalmente com madeiras cuja cor se assemelha à das cascas das nozes .

Núcleo

Uma alternativa é usar a própria noz , ou seja, o caroço .

Neste caso, pegue a noz e esfregue no arranhão, repetindo o gesto várias vezes. Aguarde alguns minutos e depois dê polimento com um pano.

Os agentes e óleos contidos na noz, penetrando na madeira, ajudam-na a regenerar-se e a preencher os riscos!

Óleo de linhaça

Utilizado pelas suas mil propriedades, o linho é uma verdadeira panacéia para a madeira !

O conselho é derramar algumas gotas sobre o arranhão e depois esfregar com uma folha de lixa . A ação combinada da lixa e do óleo de linhaça servirá para alisar a madeira e eliminar defeitos em sua superfície.

Como o papel abrasivo pode ter uma ação muito agressiva, é importante utilizá-lo apenas nas madeiras mais resistentes e agir de forma gradual: esfregue primeiro lentamente e depois com mais força conforme necessário.

O óleo de linhaça também pode ser usado em combinação com a terebintina : neste caso, basta misturar duas partes de óleo de linhaça e uma parte de terebintina em uma tigela.

composto pode ser usado em arranhões de madeira espalhando-o com uma bola de algodão embebida.

Serragem

Para aqueles arranhões realmente visíveis e profundos , é necessário um remédio mais forte.
Neste caso você pode criar um verdadeiro estuque DIY misturando serragem e cola líquida.

A mistura deve então ser espalhada ao longo do arranhão com um pincel e deixada secar.
Assim que a superfície estiver seca, passe um pano para remover os resíduos.

Este é um método um pouco mais complexo , pois é preciso ter cuidado para que o composto entre na fenda da madeira e não se espalhe por toda parte, estragando a superfície.

Recomendações de tratamento

A madeira é um material muito delicado e, como tal, deve ser protegida e tratada com cuidado. Para um efeito protetor e uma cor mais brilhante , você pode usar vinagre de maçã , talvez em combinação com azeite .

Assim, os seus móveis e parquet terão um novo brilho e eliminará pequenas imperfeições superficiais.