Gostaria de remover musgo e líquen da alvenaria do jardim? Veja como resolver esse problema de maneira fácil e totalmente natural.
Quem tem um pátio de azulejos ou parte de um jardim sabe como pode ser incómoda e desagradável a presença de musgo, algas e líquenes entre as juntas ou na superfície dos azulejos. Vamos ver como resolver esse problema e prevenir sua recorrência com os devidos cuidados.
Musgos e líquenes, porque os encontramos nos azulejos do jardim?
Devido ao curso natural dos acontecimentos, especialmente após períodos mais chuvosos, não é incomum encontrar azulejos de jardim cobertos por uma pátina verde viscosa . Solos expostos às intempéries costumam favorecer a proliferação de bolores, líquenes e musgos, justamente por causa da umidade.
O musgo é facilmente reconhecível, cresce principalmente em ambientes úmidos e sombreados e possui formato característico de almofada composta por microfolíolos. Além de feio, pode ser perigoso, pois torna as superfícies escorregadias.
Já os líquenes são uma mistura de fungos e algas que aparecem como pequenas crostas ou pequenos arbustos . Neste caso, são organismos que podem alterar a própria estrutura do solo onde crescem, o que é mais um motivo para agir rapidamente.
Como remover musgo e líquen de pisos externos
Certamente entre os métodos mais eficazes encontramos a prevenção, para garantir que estes pequenos inconvenientes não ocorram. A limpeza adequada e regular é um excelente método para evitar ao máximo o aparecimento destes organismos. Se, por outro lado, já estão presentes, podem ser eliminados com inúmeros produtos disponíveis no mercado, mas também de forma natural. Certamente não é um remédio muito rápido e exigirá um pouco de esforço, mas o resultado é garantido.
Para remover o musgo naturalmente, você pode usar ingredientes facilmente disponíveis em casa. Estes são vinagre branco e sal grosso.
O procedimento a seguir não é complexo, bastará aplicar os ingredientes diretamente no musgo e deixar agir por pelo menos 24 horas . Após este tempo é hora de proceder à remoção com escova de aço. Obviamente é aconselhável realizar este procedimento com bom tempo, pois a água da chuva dissolveria o sal e lavaria o vinagre. Portanto, certifique-se de que a previsão do tempo não indica chuva antes de prosseguir.
Este método também pode ser usado para líquenes , que no entanto necessitarão de mais energia para remover pedaços incrustados. Preste atenção também aos materiais que irá utilizar, pois para alguns tipos de piso algumas escovas de ferro podem ser prejudiciais ao riscá-lo.
O mesmo acontece com as juntas, se o musgo a ser retirado estiver entre um ladrilho e outro, tome cuidado para retirar o cimento que os une . Na verdade, se tiverem sido atacadas por musgo, as juntas podem já apresentar pontos mais fracos que seriam mais fáceis de raspar. Obviamente , este remédio pode ser utilizado tanto em pisos como em paredes externas , com a mesma atenção ao tipo de superfície a ser tratada.