

Cambalhotas no jardim, um piquenique ou uma sesta num parque… Com o regresso dos dias de sol, não perdemos oportunidade de aproveitar o sol! E no final das contas, criança ou adulto, corremos o risco de voltar com cores lindas… algumas delas bem verdes nas nossas roupas: manchas de grama podem sim acontecer com qualquer um. Entre vinagre branco, pasta de dente ou suco de limão: nossas dicas para tirar esses vestígios de grama de todos os tecidos, mesmo os mais delicados. Sim, existem soluções para todas as roupas!
O MÉTODO IMBATÍVEL PARA REMOVER UMA MANCHA DE GRAMA
Ou melhor, “os métodos” porque existem dois produtos realmente eficazes para remover manchas de grama “não vistas nem conhecidas” em uma camiseta, calça, vestido… Agradecemos ao álcool desnaturado e ao vinagre branco! Eles trabalham sempre em materiais não frágeis.
Como proceder ?
Por precaução (cuidado nunca é demais), você pode diluir um pouco o álcool isopropílico ou vinagre branco com água:
Em seguida, molhe uma toalha branca ou pano de prato (importante!): nunca deve aplicar o produto diretamente na roupa.
Em seguida, passe suavemente na mancha de grama. Para não danificar o tecido, tome cuidado para não encharcá-lo com produto no local da mancha.
Depois, basta lavar na máquina com o detergente habitual ou terminar de limpar a mancha de grama à mão com sabão de Marselha. Nada mais !
DICA DA AVÓ PARA REMOVER MANCHAS DE GRAMA
Se você não tiver álcool isopropílico ou vinagre branco em mãos, vá ao banheiro! Surpreendentemente, a pasta de dente também afeta as manchas de grama.
Espalhe pasta de dente com os dedos sobre a mancha o mais rápido possível (não espere secar) e
depois lave com seu detergente habitual.
Sorriso! Além dos dentes brancos, você encontrou suas roupas!
A SOLUÇÃO PARA REMOVER MANCHAS DE GRAMA DE TECIDOS DELICADOS.
Ai! A grama deixou uma lembrança em sua camisa ou vestido de seda? Remover manchas de grama de tecidos delicados pode ser uma dor de cabeça… Na verdade, não se trata de aplicar álcool ou vinagre, caso contrário você fará mais mal do que bem às suas roupas.
Mas também não há como ficar verde de raiva: a amônia fornece uma solução confiável para se livrar de manchas de grama em tecidos frágeis. A prova é que este produto pode ser usado tanto em cetim como em seda, veludo, lã ou pele.
Porém, tome cuidado para dosar corretamente: seja qual for o tamanho da mancha, deve-se diluir a amônia com água (meio a meio), ainda mais quando se trata de veludo ou lã (25% amônia, 75% água).
Em seguida, enxugue a mancha e retire a solução com um pano úmido antes de lavar normalmente (à máquina ou à mão).
E acima de tudo, antes de retirar a roupa , não hesite em testar o produto numa superfície não visível da roupa para ver como reage (nunca tenha muito cuidado, nós avisamos!)
A TÉCNICA PARA LIMPAR MANCHAS DE GRAMA DE LINHO OU ALGODÃO BRANCO
Mesmo que o linho ou o algodão branco sejam materiais têxteis resistentes, eles também têm seu pequeno truque para não danificar as fibras ou manter uma brancura escarlate. E você encontrará na seção de frutas e vegetais!
Ecológico e eficaz, o suco de limão pode ser usado em linho ou algodão branco para tirar mancha de grama. Basta espremer um limão sobre a mancha para molhar o tecido antes de lavar a roupa (à máquina ou à mão com sabão de Marselha).
UMA MANCHA DE GRAMA NO COURO?
O couro é um material muito frágil. Não coloque álcool desnaturado ou vinagre branco!
Seja em uma jaqueta ou em sapatos de couro, esfregue suavemente a mancha de grama com uma escova de dentes usada (limpar os dentes definitivamente serve para muitos propósitos!), embebida em leite especial para couro. Em camurça ou nobuck também pode-se usar amônia, mas bem diluída.
Esperamos que essas dicas lhe permitam desfrutar de um momento de relaxamento na grama sem estragá-la caso apareça alguma mancha na roupa.