
Entre plantas suspensas, samambaias são reis. Apesar da falta de flores, suas tonalidades, tamanhos e exuberância, fazem delas uma beleza. Algumas espécies correm o risco de desaparecer.
O que são samambaias?
Basicamente, eles são um grupo de plantas chamadas vasculares que são produzidas principalmente por meio de esporos, descreve um artigo da Academia Mexicana de Ciências. Devido ao seu alto valor decorativo, eles são usados para escritórios, departamentos ou lojas. No entanto, existem alguns tipos de samambaias como Adiantum pedatum e Asplenium bulbiferum que ficam ao ar livre.

Como reviver um FERN quase seco
Passo 1.
Se você vir sua samambaia um pouco “sad”, há maneiras de revivê-la. Para começar, remova a folhagem seca cortando-a ao nível do solo com uma tesoura ou faca. O corte deve ser lateral ou inclinado.
Passo 2.
Mergulhe a panela em um balde com água e quando as bolhas pararem de sair, remova-a do recipiente e deixe escorrer por 1 ou 2 horas. Uma vez que o líquido pare de sair, mantenha sua samambaia em um ambiente fresco onde novos brotos aparecem.
Como cuidar, plantar e reproduzir samambaias
Existem várias maneiras de reproduzir esta planta: esporos, estolões e estacas, sendo este último o mais simples e eficaz.
Separe o corte com suas próprias raízes e mova-o imediatamente para o local onde você vai plantá-lo permanentemente, seja solo ou vaso. Cubra-o com o solo, mas não com pressão para promover a drenagem. Este processo você tem que fazer no verão para um melhor resultado.
Como cuidar de uma samambaia saudável e vigorosa
Dica 1.
A melhor área para suas samambaias prosperarem é em áreas sombreadas, longe dos raios solares, mas também do calor. É uma planta que não sofre com a falta de luz.
Dicas 2.
São espécies que amam a umidade, por isso é essencial que o solo esteja sempre molhado. Para fazer isso, basta inserir um dedo e verificar se está seco ou não.
Dica 3.
Para garantir seu crescimento, regue a cada 15 dias, de março a abril, fertilizante para plantas de interior verdes. E remova regularmente folhas danificadas, escuras ou curtas.