Como salvar uma orquídea moribunda? Dicas e conselhos úteis

As flores são sempre bem-vindas em nossas casas. São apreciados pelas suas cores vivas e fragrâncias, mas a sua manutenção nem sempre é fácil. As plantas com flores precisam de água e exposição adequada à luz. Se você não fornecer o que precisam, eles podem morrer. As orquídeas não são exceção. Estas flores de interior podem murchar ou secar sem a manutenção adequada. Se você não tem um polegar verde, neste artigo explicamos como salvar suas flores e dar-lhes uma segunda vida.

Por que minha orquídea está morrendo?

As orquídeas são plantas com flores fáceis de cultivar, mas têm necessidades específicas, incluindo luz, irrigação e umidade. Se essas necessidades não forem atendidas, sua planta poderá morrer.
A especialista em jardinagem Melissa Strauss  explica por que uma orquídea pode murchar ou morrer.

orquídea murcha

Flores de orquídea sobre a água

A principal razão para o murchamento das orquídeas  é a rega excessiva. O excesso de água sufoca as raízes. Eles precisam de boa circulação de ar. É melhor deixar a planta secar entre duas regas. Além disso, opte por um solo drenante que promova a circulação de ar ao redor das raízes, para evitar a estagnação da água e o apodrecimento das raízes. Além disso, se as folhas da sua orquídea ficarem amarelas e caírem, é provável que as raízes estejam podres.

Rega insuficiente e folhas soltas.

Se a rega excessiva for um problema, lembre-se de que mesmo  a rega subaquática pode matar sua planta. As orquídeas não gostam de excessos. Quando lhes falta água, suas folhas ficam moles, enrugadas e murchas. Para saber se sua orquídea está desidratada, verifique suas raízes. Quando secam, tornam-se cinzentos e quebradiços. As flores então secam e murcham.

Baixa umidade

As orquídeas são plantas tropicais que gostam de umidade. Um nível de umidade entre 60% e 80% é recomendado para orquídeas. Os sintomas da falta de umidade são semelhantes aos da irrigação insuficiente.

Alta exposição à luz solar.

As orquídeas gostam de luz forte, mas não gostam de exposição à luz solar direta. O sol direto pode queimar a folhagem da sua planta. As folhas queimadas morrem e não são mais possíveis de serem recuperadas.

Orquídea no parapeito da janela

Como posso saber se minha orquídea está morta?

Se você notar que as folhas da sua orquídea estão começando a cair, ou se a sua planta não está mais produzindo flores ou folhas, isso não significa necessariamente que ela esteja morrendo. Na verdade, quando as orquídeas entram em período de repouso vegetativo, sua aparência muda. Sua planta pode parecer morrendo para você, quando está apenas descansando! O período de dormência ocorre logo após a floração. Esta é uma fase normal e natural do ciclo das orquídeas. Quando a orquídea está dormente, seu crescimento diminui. É então aconselhável reduzir a irrigação e interromper qualquer adição de estrume.

Para saber se sua orquídea está morrendo ou indo bem, verifique três coisas: as folhas, a copa e as raízes.

As folhas: verifique seu aspecto. Se forem resistentes e ligeiramente verdes claros, sua planta está indo bem. Você deve se preocupar se notar manchas amarelas ou marrons incomuns nas folhas. Isso pode significar que sua orquídea foi infectada por um vírus. E como não há cura para o vírus das orquídeas, sua planta pode morrer.

A coroa: Esta é a parte da planta que conecta as folhas e as raízes. Em uma orquídea saudável, a copa é firme ao toque. Se você notar que ela está começando a escurecer e ficar macia ou pastosa, sua orquídea está morrendo.

As raízes: quando uma orquídea está bem de saúde, suas raízes aéreas ou enterradas no solo são verdes ou brancas. Se ficarem marrons ou pretos, sua orquídea está morrendo.

Como salvar uma orquídea moribunda ou murcha?

Para reviver sua orquídea, você deve novamente criar condições para seu ambiente natural. Isto lhe dará uma segunda vida e estimulará um novo florescimento. Veja como salvar sua orquídea moribunda, seca ou murcha.

Salve uma orquídea que morreu devido ao apodrecimento das raízes

Se as raízes apodreceram, significa que você regou muito a planta manualmente. Isto é o que você pode fazer para salvá-lo.

  1. Retire com cuidado a orquídea do vaso e remova qualquer terra grudada nas raízes;
  2. Se você notar que ainda há raízes saudáveis ​​ou que as raízes não estão moles, significa que você ainda tem uma chance de salvar sua planta;
  3. Corte as raízes podres com uma tesoura de poda;
  4. Polvilhe levemente um fungicida sobre as raízes restantes e ao nível dos cortes. Você pode usar enxofre em pó para isso;
  5. Deixe as raízes secarem ao ar e depois replante a orquídea em um novo vaso. As orquídeas não gostam de qualquer solo. Este último deve ser drenante, com bolsas de ar, para promover a sua circulação. Seu meio de cultivo deve consistir em casca de árvore, turfa ou carvão. Esses materiais permitem melhor circulação de ar até as raízes. Certifique-se de transplantar sua orquídea para um vaso desinfetado e livre de fungos. Você também pode optar por um vaso de terracota, muito adequado para orquídeas.

Reviva uma orquídea desidratada e seca com um banho

Para reviver sua orquídea desidratada devido à irrigação insuficiente, siga estes passos simples.

  1. Encha um recipiente com água em temperatura ambiente e mergulhe o vaso de orquídea nele. Certifique-se de que apenas as raízes fiquem submersas em água, pois a água acumulada na folhagem pode causar o apodrecimento das folhas;
  2. Deixe as raízes de molho em água por 20 a 30 minutos;
  3. Retire a panela do recipiente e deixe escorrer;
  4. Repita esta operação quando o solo secar completamente e depois banhe sua orquídea apenas uma vez por semana.

Salvando uma orquídea que não tem umidade

Sua planta tropical precisa de umidade. Você pode instalar um umidificador no ambiente em que sua orquídea está, mas se estiver preocupado em aumentar a umidade do ambiente    e estimular o crescimento de mofo,   você pode usar este truque simples.

  1. Pegue uma bandeja com água;
  2. Coloque pedras ou cascalho sobre ele;
  3. Coloque sua panela na bandeja de cascalho úmida.

O objetivo das pedras é elevar o vaso acima do nível da água, para que sua orquídea receba umidade suficiente, sem que suas raízes fiquem encharcadas.

Dica extra: Para resolver esse problema de umidade, basta colocar sua orquídea no cômodo mais úmido da casa, como o banheiro. Esta planta também irá ajudá-lo  a reduzir a umidade neste ambiente. 

regar as orquídeas

Salve uma orquídea queimada de sol

Se a sua orquídea for afetada pela luz solar direta, é aconselhável monitorar todas as suas folhas nos próximos dias. As folhas queimadas podem secar ou, paradoxalmente, desenvolver áreas podres que podem se espalhar e afetar toda a planta. Se detectar podridão nas folhas, poda-as com uma tesoura afiada e desinfetada. Corte as folhas o mais próximo possível da base da planta. Em seguida, pulverize as partes cortadas com fungicida.

Como manter uma orquídea e promover seu florescimento? Cuidado fácil para ter novos brotos e fazer sua planta florescer novamente

Para  cuidar da sua orquídea  e mantê-la com sucesso, bastam gestos simples.

  • As orquídeas precisam de água uma vez por semana. Deixe o solo secar entre duas regas;
  • Coloque sua orquídea em um local claro, evitando a luz solar direta. Você pode colocá-lo no parapeito de uma janela voltada para leste ou oeste;
  • Pulverize a folhagem das orquídeas a cada 2 a 3 dias;
  • Fertilize sua planta com um fertilizante especial para orquídeas da primavera ao outono.

Graças a este mini-guia, você pode salvar sua orquídea morta ou seca e melhorar seu florescimento.