
Há objetos que guardamos com muito zelo porque fazem parte do kit que nos foi dado com tanto amor e que, portanto, constitui uma memória.
Estamos falando de lençóis e toalhas de mesa. Quer os usemos todos os dias ou os guardemos no guarda-roupa, não importa. Na verdade, estes inevitavelmente tendem a amarelar com o tempo .
Felizmente, porém, existem remédios naturais e caseiros para torná-los brancos novamente, como se fossem novos. Vamos vê-los juntos!
Limão
O primeiro remédio que queremos oferecer é usar limão, um ingrediente com propriedades branqueadoras e desengordurantes capazes de devolver a brancura inicial às suas toalhas de mesa e lençóis.
Basta cortar alguns limões em rodelas , colocá-los em uma panela com água e deixar ferver tudo.
Em seguida, despeje a mistura assim obtida em uma bacia, tomando muito cuidado ao manusear a água fervente , e adicione os tecidos amarelados em seu interior.
Deixe-os de molho por algumas horas , depois enxágue e você notará que ficarão mais brancos do que nunca!
Bicarbonato
Como poderia faltar o tão querido bicarbonato de sódio, cuja ação clareadora já era conhecida desde as nossas avós ?
Para deixar suas toalhas e lençóis amarelados novamente brancos, basta colocar três colheres de sopa de bicarbonato em uma bacia com água quente e, para um efeito mais eficaz, diluir também meio copo de vinagre.
Por fim, deixe as roupas de molho e enxágue-as. Repita a operação várias vezes se o amarelo não tiver desaparecido.
Peróxido de hidrogênio
Embora o peróxido de hidrogênio não seja um ingrediente verdadeiramente natural, ele tem uma abordagem totalmente ecológica e pode, portanto, ser utilizado para branquear roupas brancas.
O procedimento é simples, pois basta colocar uma colher dela em uma bacia com água quente e adicionar os tecidos amarelados. Deixe-os de molho por cerca de meia hora e pronto !
NB Lembre-se, porém, de usá-lo apenas em peças brancas, pois pode desbotar os tons das coloridas. Além disso, use peróxido de hidrogênio em baixas concentrações, pois altas concentrações podem ser tóxicas.
Creme de tártaro
Embora não seja muito conhecido, o creme de tártaro é um agente fermentador muito eficaz para clarear tecidos e remover manchas cinzentas ou amarelas . Portanto, é certo para nós!
Em seguida, despeje um sachê de creme de tártaro em uma bacia contendo água quente. Em seguida, mergulhe as toalhas e lençóis amarelados e deixe-os de molho por algumas horas .
Para um efeito mais eficaz, você também pode deixá-los de molho durante a noite. Por fim, enxágue e proceda com a lavagem normal.
Percarbonato de sódio
Por fim, vamos ver juntos um remédio um pouco mais forte: o percarbonato.
Também neste caso, embora este ingrediente não seja propriamente natural, tem uma abordagem totalmente ecológica e permite-nos branquear tecidos sem utilizar lixívia.
Como o percarbonato é ativado graças às altas temperaturas , é aconselhável utilizar água a pelo menos 40-50° .
Em seguida, adicione uma colher medidora de percarbonato em uma bacia contendo água quente e deixe as folhas de molho por cerca de meia hora. Se a sujeira for teimosa, mesmo durante a noite está bom. Por fim, proceda à lavagem comum.
NB O percarbonato não é adequado para tecidos de microfibra, rayon, seda ou lã. Além disso, é aconselhável usar sempre luvas. Não confunda percarbonato de sódio com perborato, que apresenta altos níveis de toxicidade ao meio ambiente. Você pode encontrar percarbonato online e em grandes supermercados.
Em caso de manchas teimosas
Depois de vermos como lavar toalhas de mesa e lençóis que amarelaram com o tempo, vamos ver juntos como remover manchas particularmente difíceis.
Neste caso, de fato, é necessário proceder a um pré-tratamento “faça você mesmo”. Basta fazer um creme misturando bicarbonato de sódio, sabonete líquido de Marselha e uma gota de detergente líquido e misturar bem.
Em seguida, esfregue o creme assim obtido sobre a mancha do tecido e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, prossiga com a imersão ou lavagem.
Alternativamente, você pode colocar um pouco de água oxigenada em uma bola de algodão e passar na mancha amarela.
Outras dicas úteis
Mas a lista de dicas não termina aqui! Existem, de facto, outros cuidados a seguir para melhor conservar os seus lençóis e toalhas de mesa como se tivessem acabado de ser adquiridos.
Em primeiro lugar, é aconselhável arejar sempre os lençóis guardados no guarda-roupa. Na verdade, toalhas de mesa e lençóis tendem a amarelar justamente porque ficam muito tempo dentro de casa.
Além disso, tome cuidado para sempre se certificar de que eles não possuem ou não são feitos de renda ; neste caso, de fato, é necessário proceder com delicadeza para não danificá-los irreparavelmente.
Em seguida, deixe-os de molho em uma bacia com água e sal por algumas horas ou durante a noite e depois lave-os à mão com sabão líquido de Marselha, sem nunca torcer.
Avisos
Os remédios propostos são delicados e não agressivos. No entanto, é sempre melhor ler primeiro o rótulo e as instruções de lavagem fornecidas pelo fabricante.
Lavanderia sempre de primeira qualidade!
Aqui estão alguns remédios caseiros para manter suas roupas lindas e remover várias manchas!
- Como lavar roupas pretas e não desbotar!
- Manchas de café: como removê-las de tapetes, roupas e toalhas de mesa!
- Como remover manchas de chocolate de forma fácil e eficaz!
- Como pendurar roupas para não passá-las