Como usar maionese vencida para fertilizar plantas?

Sua maionese se transformou? Obviamente não pode mais ser consumido. Mas não jogue fora, pois você pode reciclá-lo da forma mais inesperada! Talvez você não saiba, mas pode reutilizá-lo para cuidar de suas plantas domésticas e promover seu crescimento. Se você é um jardineiro ávido, provavelmente já sabe que para manter suas plantas saudáveis ​​é importante limpar as folhas para remover a poeira que se acumula em sua superfície. No entanto, jardineiros mais experientes revelam que a maionese estragada é muito eficaz na realização desta tarefa. Uma dica simples e muito econômica!
Maionese vencida, amiga das plantas
Se uma planta de casa ficar suja por muito tempo, a poeira não só deteriorará sua aparência, mas também impedirá que ela absorva a luz solar e o dióxido de carbono, prejudicando assim o processo de fotossíntese. Porém, misturar maionese velha com um pouco de água será uma ótima solução para limpar as folhas, dar-lhes mais brilho e também para fertilizar a própria planta.

Simplesmente mergulhe um pano de algodão limpo na mistura e comece a limpar o topo da folhagem. Este truque funciona melhor com plantas domésticas com folhas largas e lisas, como sansevieria ou alocasia.

maionese
O grande benefício é que a maionese não apenas reviverá suas plantas, mas também ajudará a remover resíduos pegajosos que se acumulam nas plantas, como a seiva. Este processo irá melhorar ainda mais a sua saúde e prevenir o desenvolvimento de doenças. E isso graças ao seu teor de vinagre, óleo vegetal e gemas presentes na maionese. Porém, na hora de limpar as folhas, não se esqueça de retirar resíduos dessa mistura que possam ter ficado presos. São facilmente removidos com um pano de microfibra e um pouco de água morna.

É importante saber que este método só funciona em plantas de interior e não é recomendado para plantas de exterior, pois ficam expostas ao sol e podem ficar irritadas com a presença de maionese.

Outras dicas para cuidar de suas plantas
toalhas velhas
Sempre que você sai de férias, muitas vezes você se preocupa em regar as plantas. Uma toalha velha irá ajudá-lo a resolver este problema – basta mergulhá-la completamente em água. Em seguida, pegue um pires e coloque um pouco de água nele também. Coloque a toalha encharcada por cima e coloque o pires por cima. Isso ajudará as raízes das plantas a absorver a umidade da toalha e a se manterem hidratadas. Como escolher o pires do tamanho certo? Coloque-o de cabeça para baixo sobre a panela e você poderá determinar se é adequado ou muito pequeno. O importante é que contenha água suficiente para umedecer adequadamente todo o solo.

Açúcar
açúcar
Quer colher flores do jardim para decorar o seu interior? Para mantê-las frescas e saudáveis ​​por mais tempo, basta adicionar uma colher de açúcar à água do vaso e colocar as flores nela. Este truque irá ajudá-los a não desaparecer muito rapidamente.

Escova de dentes e pasta de dentes
Quem diria, mas a escova de dente vai ser muito útil para limpar vasos e folhas de plantas. Ao mesmo tempo, o uso de pasta de dente ajuda a prevenir a invasão de pragas no jardim. Atuará como repelente contra todos os pequenos animais. Como bônus, durante a sessão de jardinagem, ter pasta de dente em mãos é uma ótima ideia para aliviar e acalmar a pele após uma possível picada de abelha.

Especiarias
Pimenta preta
Finalmente, existem muitos temperos culinários que são muito úteis no jardim. Por exemplo, a canela é muito popular para manter coelhos, formigas ou esquilos longe das plantas. Da mesma forma, devido às suas propriedades anti-sépticas, a cúrcuma atuará como o inseticida perfeito para afastar as formigas, o mesmo vale para a pimenta-do-reino que também protege as plantas dos insetos devido às suas propriedades antibacterianas. Basta borrifar um pouco nas plantas ou misturar pimenta-do-reino moída em água quente, encher um borrifador e usar no solo