Como evitar a formação de condensação nas janelas? É simples, basta definir uma determinada temperatura e você não terá mais esse problema. Vamos descobrir todas as formas de evitar a formação de condensação nas suas janelas! O problema da condensação nas janelas é inevitável em alguns cômodos da casa e deve ser eliminado para mantê-los saudáveis. Mas como fazer isso ? E acima de tudo, como é criado? À medida que o inverno se aproxima, o perigo é ainda maior, pois é mais provável que ocorra humidade e a formação de condensação se torna mais frequente. Veja o que fazer para combater a condensação , começando pela regulação da temperatura, e outras soluções para te ajudar a combatê-la para que pare de se formar!
Por que se forma condensação na janela
Forma-se condensação na janela devido ao choque térmico . Quando o frio e o calor se juntam numa superfície, surge condensação na superfície mais quente. Na prática, a condensação ocorre quando a umidade do ar atinge uma superfície fria e muda do estado gasoso para o líquido devido às flutuações de temperatura.
Nestes casos, se a água escapar pelas janelas e entrar nas paredes, afetará a estrutura do edifício, que será inevitavelmente danificada. Também pode formar-se condensação se as janelas estiverem equipadas com vidros duplos, possivelmente devido a vedações desgastadas ou de má qualidade que não garantem uma vedação perfeita.
Assim que um pouco de ar entra de fora e entra em contato com a placa interna, forma-se condensação. A melhor solução seria substituir as vedações, mas aqui estão outras maneiras de evitar a formação de condensação nas janelas.
Temperatura ideal para evitar condensação
Uma solução ideal para evitar a formação de condensação nas janelas é o controle de temperatura. Ao baixar a temperatura da divisão, o fenómeno é consideravelmente reduzido e a condensação deixa de ocorrer.
O segredo é passar de 23 graus para 18 graus, uma ótima solução para também reduzir custos de energia e economizar nas contas. Infelizmente, muitas vezes as casas enchem-se de humidade porque não estão bem isoladas, mas com a utilização de novas soluções de isolamento é possível evitar a sua formação e, portanto, a condensação.
Se houver umidade e mofo, estes devem ser removidos e a parede tratada com tinta hidrorrepelente para evitar a penetração de água . Além disso, em ambientes como banheiros e cozinhas, o aquecimento deve ser reduzido e mantido na temperatura máxima de 15 ou 17 graus para evitar passar do frio para o quente e evitar extremos.
Use ventilação natural ou mecânica
Outras soluções incluem ventilação natural e mecânica. Veja como ambos funcionam :
Com ventilação natural, as janelas ficam abertas e o ambiente é ventilado por pelo menos 15 minutos por dia, mas são necessários mais alguns minutos para o banheiro e a cozinha. Lembre-se de fechar o termostato do radiador antes de abrir as janelas.
A ventilação mecânica consiste na instalação de pequenas caixas nas paredes, nomeadamente na casa de banho e na cozinha. Estas cassetes, com as quais o vapor é aspirado e descarregado, estão ligadas às aberturas de exaustão que passam por todas as divisões e chegam ao telhado. Certifique-se de que não haja defeitos nos cassetes e que o vapor seja adequadamente ventilado. Verifique também o motor de ventilação mecânica e certifique-se de que está em bom estado de conservação.