m estudo foi recentemente conduzido por cientistas da TNO , a Organização Holandesa de Investigação Científica Aplicada , e encomendado pelo CLASP , um grupo científico especializado em eficiência energética. O chefe da pesquisa foi o Dr. Piet Jacobs que coordenou excelentemente a equipe de pesquisa.
Para a realização do inquérito foram analisadas 250 habitações localizadas nos seguintes países europeus : Itália, Reino Unido, Eslováquia, Roménia, França, Espanha e Países Baixos. O objetivo da pesquisa foi verificar os níveis de dióxido de nitrogênio (NO2) presentes em residências com fogões a gás.
O dióxido de nitrogênio é um composto gasoso extremamente prejudicial e uma das principais causas da poluição climática. Os riscos para a saúde são enormes: se inalado causa inflamação das vias respiratórias , afetando o sistema respiratório.
As crianças são as mais afetadas, pois esse gás engrossa no chão , sendo mais denso que o ar. A consequência é um aumento crescente da presença de asma nos mais jovens, mas também nos que correm maior risco.
O que emergiu da investigação científica é no mínimo alarmante: a concentração de dióxido de azoto nas casas equipadas com fogões a gás revelou-se o dobro daquelas equipadas com fogões de indução . Os resultados, porém, não terminam aqui.
25 % das casas com cozinha a gás excederam os limites horários de poluição definidos pela OMS , a Organização Mundial da Saúde . Este limite, pelo contrário, não foi ultrapassado em nenhuma casa equipada com fogão de indução.
Entrando em mais detalhes, nas residências com fogões a gás os maiores picos de presença de dióxido de nitrogênio duraram várias horas , com tempo diretamente proporcional ao tempo de cozimento dos alimentos. Basta dizer que o limite horário foi ultrapassado em 3 dias, ou 72 horas.
São dados muito claros que o devem fazer pensar na hora de decidir que tipo de placa escolher. Embora cozinhar alimentos em fogões a gás possa ser muito mais simples e barato – panelas e frigideiras adequadas para fogões de indução custam cerca do dobro em comparação com panelas e frigideiras normais – seria uma boa ideia levar em conta primeiro a sua saúde e, posteriormente, a sua carteira.