Crocus sativus: a flor que deu origem ao açafrão

açafrão safran

Crocus sativus é uma planta bastante bulbosa da qual extraímos o famoso tempero amarelo, o açafrão. Para não estragar nada, também é muito estético e vai deliciar os olhos no outono.

Crocus sativus em resumo  :

Nome latino  : Crocus sativus
Família  : Iridaceae
Tipo
  : Bulbo perene

Altura  : 10 cm e mais
Densidade de plantio  : 20 a 40 pés/m²
Exposição  : Solo ensolarado
:  Leve, bem drenado, pH neutro a alcalino

Floração  : Outono –  Folhagem  : Decídua

Apresentação do Açafrão Crocus

Safran - Crocus sativus

O açafrão é uma planta bulbosa que tem a vantagem de florescer no outono . Os rebentos (bulbos) geralmente produzem uma ou duas flores grandes com uma silhueta que lembra a de uma taça. As pétalas são de cor lilás, com veios de um roxo mais escuro. O coração amarelo dourado é decorado com estigmas vermelhos, longos filamentos que são colhidos para criar o açafrão.

As folhas surgem após a floração e têm formato linear, de um verde suave e decoradas com uma faixa central cinza prateada muito original.

Você sabia  ?

Ao contrário de outros açafrões , as flores de açafrão têm a particularidade de permanecer abertas dia e noite.

Plantação de Crocus sativus

Ao contrário de muitas plantas, o açafrão é plantado no verão , quando a planta está dormente.

Para plantar sua safra de Crocus sativus , você deve escolher um local ensolarado e com solo devidamente drenado . O tipo de solo ideal para este bulbo perene é arenoso ou argilo-calcário.

Antes de plantar,

Quando a preparação estiver concluída,

  • Basta plantar os rebentos a uma profundidade de cerca de 20 cm usando um plantador de bulbos.
  • O mais importante é que a base do bulbo fique plana e em contato com o solo.

quantidade de rebentos a plantar dependerá da sua necessidade (cultura de açafrão ou planta ornamental). Porém, eles devem estar separados por aproximadamente 10 cm cada.

Você sabia  ?

A área de cultivo de açafrão é chamada de plantação de açafrão .

Cuidados com o açafrão açafrão

manutenção de crocus sativus

O açafrão requer pouca manutenção. A rega só é necessária se o início do outono for seco.

Quanto à poda , espere até que a folhagem desapareça antes de retirá-la. O corte prematuro das folhas limitará o crescimento das plantas.

Dica inteligente  : Você tem lareira ou fogão e não sabe o que fazer com suas cinzas  ? Espalhe-os no terreno onde está plantado o seu açafrão: eles vão clarear o solo, enriquecê-lo com potássio e limitar o aparecimento de doenças causadas por fungos.

Multiplicação:

Para obter novas plantas de Crocus sativus , basta dividir os bulbos durante o período de dormência da planta no verão. Para isso, deve-se cavar a base com um garfo de jardim e separar os bulbos e bulbos para transplantá-los em outro lugar, seguindo nossos conselhos de plantio.

Doenças e pragas:

Os rebentos de Crocus sativus são suscetíveis a doenças fúngicas como murcha de fusarium , parr e principalmente rizoctonia roxa que é muito contagiosa. Em geral, seu aparecimento é facilitado pelo excesso de umidade do solo; daí a importância da escolha do local.

Em caso de contaminação, retire e queime as plantas afetadas. Aqueles que parecem saudáveis ​​precisarão ser lavados em água levemente alvejante e depois secos antes de serem rapidamente replantados.

Os bulbos também são alvo do apetite de roedores (ratos, ratazanas, esquilos) e aves .

Uso de açafrão açafrão

A simplicidade do cultivo do Crocus sativus permite que seja plantado no solo, no vaso ou na floreira. Pode, portanto, ser utilizado tanto na horta como no jardim ornamental para decorar canteiros, canteiros ou jardins ornamentais e até terraços e varandas.

Colheita de açafrão  açafrão

Para obter o precioso tempero da flor, basta:

  • Retire as pétalas com cuidado, prestando atenção nos pistilos.
  • Remova os estigmas com uma pinça ou tesoura, por exemplo.
colheita safran açafrão

Para preservar o aroma do açafrão, recomenda-se colhê -lo no momento do desabrochar das flores, de preferência pela manhã. É preciso ter paciência, pois são necessárias em média 150 a 200 flores para produzir 1 g de açafrão.

  • Para que os estigmas revelem seus sabores, eles devem então ser secos .
  • Para isso, basta colocá-los no forno durante cerca de vinte minutos, entre 35 e 60°C.
  • Dependendo da temperatura e do tempo de secagem, o sabor não será o mesmo: cabe a você experimentar para encontrar o que mais combina com você!

A conservação deve ser feita longe da luz e da umidade. Dessa forma, o tempero pode ser guardado por até 3 anos.