Decorativa e generosa, a videira

vigne pérgola decorativa passas

E se você produzisse suas próprias uvas de mesa? Aproveite o outono para plantar uma videira no jardim.

Esta planta robusta está ao alcance de todos os jardineiros.

Leia também: cultivar a videira adequadamente

Que variedade de videira escolher

Para facilitar sua vida, escolha uma espécie resistente. As castas ornamentais “Ampelia” foram especialmente desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Investigação Agronómica (INRA) para resistir a doenças comuns como o míldio , o oídio ou a podridão cinzenta . Outra vantagem significativa: adaptam-se a todos os solos, inclusive argilosos, se forem suficientemente drenados. Ao norte do Loire, prefira uma variedade precoce como “Perdin” para que as uvas amadureçam no início de setembro.

Sol para as vinhas

videira

Pode-se encostar a sua videira a uma parede ou a um caramanchão, sendo o principal importante reservar-lhe um local ensolarado, de preferência virado a sul. Ao fazê-lo subir em uma parede, você oferece melhor proteção contra o excesso de orvalho matinal ou chuva forte. Plante-a a 20 ou 30 cm da parede onde será fixada, enterrando profundamente a planta de modo a deixar apenas 2 cm de caule com botão acima do solo. Adicione húmus enriquecido com composto ao solo para promover o crescimento.

Videira: poda essencial

Continue adicionando composto e mantenha o solo úmido: cobertura morta e rega regular são essenciais. Um tratamento preventivo à base de cobre antes da floração e à base de enxofre após a floração são suficientes para evitar danos à folhagem pela umidade. Se você mora ao norte do Loire, proteja a base da sua videira do frio sob uma camada de palha ou samambaias muito secas do final do outono.

Nos primeiros anos, podar para formar a videira (tronco). No quarto ano, selecione dois dos ramos mais fortes do ano: neles crescerão os ramos frutíferos. Amarre-os em um arame e poda os demais para não cansar a planta. No outono seguinte, você poderá provar seus primeiros cachos de uvas.